Autor de projeto, vereador fala do Bolsa Universitária em São Carlos do Ivaí

O Programa de Bolsa Universitária, que entrou em vigor este ano em São Carlos do Ivaí, está beneficiando 11 alunos. O projeto aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito, prevê o pagamento de 100% da mensalidade do curso.
“Quando propusemos esse projeto, além de proporcionar a chance do ensino superior ao estudante, o objetivo era estimular os alunos do ensino médio”, frisou o vereador Alexandre Mendes, autor do projeto de Lei.
O aluno que pretende pleitear uma das bolsas deve residir em São Carlos do Ivaí, ter estudado em escola pública, não receber recursos para custeio da mensalidade do curso, cumprir a normas do programa e se candidatar a vaga assim que formado no ensino médio.
“O critério de seleção é a nota média dos três anos do ensino médio”, disse Mendes, acrescentando que a menor renda familiar per capita e a idade do candidato são critérios de desempates.
A seleção dos candidatos é realizada através da Comissão Especial da Bolsa Educação Universitária, formada por três membros do Poder Executivo, onde a secretária da Educação preside a Comissão. Três membros do poder Legislativo e um representante dos estudantes.
A Prefeitura é responsável pelo pagamento das mensalidades, com o depósito em conta corrente aberta pelos alunos beneficiados exclusivamente para receberem o beneficio. “O Programa também prevê o pagamento das matriculas,” destacou o vereador.
O bolsista perde o beneficio caso deixe de residir em São Carlos do Ivaí, ter frequência escolar inferior a 85%. A não conclusão do curso dentro do tempo previsto e a não prestação de contas do recurso recebido também são infrações que levam à perda da bolsa.
A Secretaria de Educação é o órgão responsável pelo acompanhamento da vida acadêmica dos bolsistas.
O recurso para pagamento das mensalidades em 2018, orçado em R$ 60 mil, são captados junto a Secretaria Municipal de Educação. “São recursos destinados a Educação que não interferem no andamento dos serviços prestados em outros setores”, finalizou Mendes.