Burocracia, obstáculo necessário?

Rogério Lorenzetti*
 
A burocracia existe em todas as organizações, privadas ou públicas. No caso das privadas ela visa organizar procedimentos no sistema produtivo das empresas, facilita o controle das operações e determina protocolos para serem cumpridos, ligados a atividades meio e fim de cada uma.
Existe também uma burocracia que poderíamos classificar como desnecessária e que pode dificultar a celeridade das atividades produtivas de bens e serviços. Ela pode estar presente em todos os sistemas, mas principalmente no setor público.
O setor público deve sempre obedecer uma lei autorizativa, diferentemente dos demais setores que tem liberdade de autorizar e efetivar tudo o que a lei não proíbe.
Esta diferença simples, mas importante, faz com que toda administração que usa recursos públicos fique engessada por um ritual extremamente difícil e burocrático. Milhares de governos, esparramados Brasil afora, inclusive o central, vê milhões de reais sendo mal usados, quando não perdidos.
Quantas obras inacabadas, quantos servidores desempenhando serviços burocráticos e desnecessários ao bom atendimento do cidadão. A administração pública vive no século passado, quando deveria usar e implementar ações para um tempo de tecnologias abundantes e disseminadas que permitem a interação imediata das pessoas e sistemas.
Necessário se faz um choque de gestão, iniciando por flexibilizar a legislação “jurássica” que rege os procedimentos do serviço público. Enquanto isso não acontece toda a sociedade paga um preço alto para manter serviços de má qualidade e um sistema organizacional ultrapassado que exige e cobra servidores públicos por uma agilidade quase impossível.
Temos que mudar esta realidade que prejudica e atrasa o desenvolvimento do país. A maioria das pessoas define o governo como um estorvo caroe um obstáculo à livre iniciativa e ao empreendedorismo, fazendo com que muitos desistam de sonhos e projetos que poderão fazer a diferença na vida deles e de outras pessoas, e é real.

*Rogério Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí, período de 2009/2016