Menina de 12 anos assume tráfico de crack

A Polícia Militar deteve na noite de anteontem dois adolescentes e um rapaz de 18 anos, suspeitos de tráfico de drogas. Chama a atenção que na Delegacia uma menina de apenas 12 anos assumiu a posse dos 27 gramas de crack que estavam em poder do grupo.
O trabalho da polícia na Vila Operária faz parte da Operação Saturação, iniciada na tarde de quinta-feira para prevenir e coibir crimes no bairro.
A PM, através dos seus relatórios do plantão encerrado ontem pela manhã, informa que uma equipe transitava pela Rua João Graff Schereiber, Vila Operária, quando tentou abordar os jovens. Eles se esconderam numa casa.
Com a autorização do morador, os policiais entraram e fizeram vistorias, quando localizaram o crack e uma balança de precisão, utilizada para pesar as porções de drogas. A balança é importante para as investigações, pois representa um indício forte da atividade criminosa.
Diante das provas, os policiais questionaram os jovens suspeitos. No primeiro contato, informa a PM, eles acabaram confirmando que fariam pequenas porções e que venderiam a droga para dependentes. Diante disso, receberam voz de prisão, sendo levados para a Delegacia de Polícia Civil.
O delegado operacional da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, Vagner dos Santos Malaquias, informa que no depoimento a menina de apenas 12 anos assumiu ser dona da droga.
Com isso, o outro adolescente e o rapaz de 18 anos prestaram depoimentos e acabaram liberados. Já a menina teve lavrado o flagrante e vai responder ato infracional na forma prevista pelo Estatuto da criança e do  Adolescente.
PARA CONSUMO – Ainda no plantão encerrado ontem pela manhã, a Polícia Militar deteve uma mulher de 45 anos. Ela e um homem foram abordados na Rua João Salvador, Jardim Ipê, quando houve busca pessoal.
Em determinado momento, a mulher jogou um embrulho no chão. Os policiais verificaram e constataram tratar-se de cinco gramas de crack. Diante da evidência, a mulher foi encaminhada para a sede do 8º Batalhão, onde foi lavrado o Tecip (Termo Circunstanciado de Infração Penal) por posse de drogas. O Tecip é previsto para delitos de menor potencial ofensivo.
OPERAÇÃO – A Operação saturação foi lançada na tarde de anteontem e deve se estender pelo menos até hoje. Tem por objetivo uma ação preventiva e repressiva, no esforço para barrar a escalada de violência existente na região da Vila Operária, em Paranavaí.
São quatro assassinatos recentes, sendo três por arma de fogo. Além disso, houve duas tentativas, cujas vítimas ficaram feridas.
As investigações apontam que os crimes estão relacionados em sua maioria pelo tráfico de drogas. Estaria em curso um conflito entre grupos rivais, como constatou nesta semana o delegado Santos Malaquias.   
Para desenvolver a operação a Polícia Militar reduziu o expediente interno, disponibilizando mais policiais para o patrulhamento no bairro e áreas próximas. Além de coibir o tráfico, o trabalho pretende também reprimir a posse ilegal de arma de fogo e outros delitos.