Em 2018, servidores terão reajuste salarial total de 4,30%, diz Prefeitura
Em matéria divulgada neste sábado pela Secretaria de Comunicação Social, a Prefeitura de Paranavaí afirma que em 2018 os servidores municipais vão receber um reajuste salarial total de 4,30%. O índice é “quase três vezes mais que o reajuste do salário mínimo no mesmo período, que foi de 1,81%. No reajuste dos servidores estão inclusos 1,24% de anuênio, 1,5% de progressão de nível e 1,56% da inflação (INPC)”, diz o texto.
“Alguns servidores argumentam que anuênio e progressão de nível não servem de aumento, mas se somos nós que pagamos e o destino final é o bolso do servidor, podemos dizer que serve sim de aumento”, afirma o secretário de Administração, Hugo Braga.
A matéria da Prefeitura diz ainda que, baseado nesses cálculos, é possível afirmar que boa parte dos servidores públicos municipais recebe mais reajuste do que um trabalhador do setor privado.
O prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes diz que ano passado foi dado 6,40% de reajuste total e neste ano o reajuste total será 4,30%.
“Além desses aumentos anuais o servidor pode conquistar a sua promoção por meio da capacitação em sua área de atuação (cursando uma graduação, pós graduação ou mestrado) e alcançando assim um aumento de 10%. Eles possuem inúmeros benefícios à disposição”, disse o prefeito.
Gasto com a folha
A assessoria de imprensa divulgou que a Prefeitura gastou com pagamento de servidores, em 2017, 50,37% de toda a receita do município.
No ano anterior, esse gasto com a folha foi de 48,49%.
A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece que os municípios não podem gastar mais de 54% do que arrecadam com pagamento de funcionários. O limite de alerta fica entre 49% e 51,3%, a partir do momento em que esse número for superado, o município já fica sujeito a sanções.
Atualmente, Paranavaí está com o índice de 50,7% e já recebeu uma notificação do Tribunal de Contas alertando sobre essa situação.