Rubens Bueno solicita criação de zoneamento agrícola no noroeste do Paraná

BRASÍLIA – Como parte da ação de Prestação de Contas que realiza há 35 anos, o deputado federal Rubens Bueno esteve na região noroeste do estado e recebeu uma importante demanda.
Rizicultores da região estiveram reunidos com o parlamentar e solicitaram apoio para a criação de um zoneamento agrícola com a inclusão de Querência do Norte, Santa Isabel do Ivaí, Planaltina do Paraná, Santa Mônica e Santa Cruz de Monte Castelo.
Os representantes do setor solicitaram a ajuda de Bueno para interceder junto ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Blairo Maggi, para que os rizicultores da Cooperativa Agroindustrial do Noroeste Paranaense – COPAGRA, representada pelo seu presidente Jonas Keiti Kondo, tivessem sua demanda atendida.
Buscando atender ao pedido, Bueno protocolou um ofício endereçado ao Ministro Blairo Maggi onde inicia destacando a importância da rizicultura e os benefícios que o zoneamento trará para a região.
“A eficiência dos rizicultores da região justifica a necessidade urgente de criação do zoneamento agrícola junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, com a inclusão desses municípios, para que os produtores possam ter acesso ao crédito rural e ao seguro rural”, destacou.
No ofício Rubens também salienta a participação do setor na agricultura do Paraná. “A atividade da rizicultura representa um segmento importante da agricultura no Noroeste do Estado e produz 70% (setenta por cento) da safra paranaense de arroz, com 15 mil hectares ocupados com a cultura. A rizicultura vem se firmando a cada ano na região dos municípios citados, aumentando sua participação no valor bruto da produção paranaense”, afirmou.
Para finalizar, Rubens Bueno destacou os objetivos deste zoneamento. “A adoção destas medidas tem como objetivo incrementar os resultados de produtividade, torne viável a atividade dos produtores e rentabilidade da cultura nas próximas safras, indispensável para assegurar o crescimento econômico da região”, finalizou.