Ação do MP termina com prisão de traficantes em Paranacity

Na manhã de ontem, integrantes da Polícia Militar (PM) desencadearam a última fase da Operação Angelus na cidade de Paranacity, região Noroeste do PR. As investigações foram coordenadas pelo Ministério Público e estavam sendo realizadas desde outubro de 2017 para prender integrantes de uma quadrilha que atuava no tráfico de drogas, em roubos e também cometeram homicídio.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), major Ademar Carlos Paschoal, comentou que o início da operação se deu após ações policiais para tentar diminuir os índices de criminalidade e violência que estavam altos no município.
As ações de início resultaram na apreensão de drogas, armas e aparelhos eletrônicos de origem duvidosa. Em outra ocasião, os policiais apreenderam cadernos de contabilidade, com informações do tráfico – quatro traficantes foram presos.
Com o desenrolar das investigações, os envolvidos passaram a ameaçar policiais, chegando a efetuar disparos contra a viatura, deixando um policial gravemente ferido.
Os acusados também teriam sido responsáveis por lesões corporais em pessoas que possuíam dívidas com os traficantes. Um homicídio em Paranacity também foi colocado na “conta” deles.
FASES – Na primeira fase da Operação Angelus os policiais militares apuraram que havia quatro núcleos responsáveis pela distribuição de drogas em Paranacity e região.
Os acusados já se encontravam presos e, mesmo assim, agiam usando familiares para comercializar maconha, crack e cocaína. Três mulheres foram presas e uma adolescente foi apreendida nessa fase.
A etapa seguinte da operação serviu para identificar o principal fornecedor de crack que revendia a droga para os envolvidos que já se encontravam presos.
Nessa etapa foram presos cinco homens, apreendidos cinco adolescentes e recapturados dois fugitivos da cadeia de Terra Rica. Com eles foram apreendidas munições, armas e drogas.  
O início da terceira fase da operação aconteceu com a apresentação de um dos acusados da tentativa de homicídio contra os policiais militares. De acordo com a PM, o homem também foi o articulador do homicídio praticado em Paranacity.
Durante o período que estava foragido, ele era responsável pela comercialização de drogas na Vila Progresso, de Paranacity, e planejou roubos na região. Nessa fase dois adolescentes foram apreendidos.
AÇÃO DE ONTEM – Na madrugada de ontem, a PM encerrou a terceira fase da investigação, cumprindo 20 mandados de busca e apreensão em Paranacity e Cruzeiro do Sul.
Também foram realizados 24 mandados de prisão e efetuado o sequestro de bens.
Informações divulgadas pelo 8º BPM indicam que 18 pessoas foram presas. Os policiais apreenderam diversas porções de maconha e 42 pedras de crack.
Foram encontrados 51 telefones celulares, um revólver calibre 38 com numeração raspada, 18 munições e duas espingardas de fabricação artesanal.
O comando do 8º BPM empregou 143 policiais militares da área de Paranavaí, Londrina, Maringá, Cruzeiro do Oeste, Campo Mourão, Umuarama, Loanda e Cianorte. A Polícia Militar informou que desde o início da Operação Angelus, houve diminuição de 76% no número de roubos e aumento no número de apreensões de drogas em Paranacity. O comparativo é baseado no primeiro trimestre dos anos de 2016, 2017 e 2018.