Idosos e deficientes precisam estar inscritos no CadÚnico para não perder benefício social

Os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam ficar atentos. Quem recebe o BPC precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal para não perder o benefício.
Além disso, os beneficiários já inscritos que estão com o cadastro desatualizado há 2 anos ou mais, precisam atualizar as informações para não ter o BPC suspenso.
“O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica da população. O cadastro é o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas e benefícios sociais, das três esferas do governo”, explica a secretária de Assistência Social, Tasiane Cristina de Souza.
BPC – O Benefício de Prestação Continuada é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso com 65 anos ou mais e ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Para requerer o benefício é necessário que a pessoa portadora de deficiência ou idosa faça parte de família de baixa renda, cuja renda per capita não ultrapasse um quarto do salário mínimo nacional.