Mais de 9.900 eleitores ainda não fizeram recadastramento em Loanda

Levantamento feito na tarde de ontem aponta que 9.905 eleitores ainda não fizeram o recadastramento biométrico na Comarca de Loanda. Isso representa 34% dos 19.643 votantes cadastrados, conforme os dados disponíveis da comarca. O prazo para o trabalho de recadastramento vai até 27 de março.
A chefe do cartório da 85ª Zona Eleitoral, Ednéia Rodrigues de Almeida, informa que a procura por parte dos eleitores continua baixa. Atualmente cerca de 100 pessoas comparecem diariamente, abaixo da capacidade de atendimento que é de até 250 eleitores ao dia. 
Como lembra, apenas entre 8 e 10 pessoas fazem o agendamento, sendo que a capacidade diária é de 108 agendamentos, além do atendimento regular por ordem de chegada. O agendamento para o novo cadastro pode ser feito através do site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) – www.tre-pr.jus.br.
O atendimento é das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, sem intervalos. Os eleitores deverão apresentar documentos pessoais e comprovante de residência. O comprovante de residência deve estar no nome do eleitor ou do responsável legal. 
O trabalho para o cadastro biométrico teve início no ano passado, mas a procura vem diminuindo e, com a aproximação do prazo final, houve a decisão da juíza eleitoral Nara Meranca Bueno Pereira Pinto de oportunizar o trabalho diferenciado aos eleitores, iniciado no dia 15 de janeiro. 
A Comarca é formada pelos municípios de Porto Rico, Querência do Norte e São Pedro do Paraná, além de Loanda. 
Ednéia Rodrigues de Almeida detalha que após 27 de março os títulos de quem não procurar o serviço, serão cancelados. Então, haverá um curto período, entre abril e 7 de maio, para regularizar. Quem não fizer o recadastramento dentro deste prazo final não poderá participar do pleito de 2018.