Ladrões matam vaca de pesquisa do Iapar
Não é a primeira vez, mas sempre gera prejuízos financeiros e também para o trabalho de pesquisa. Ladrões mataram e furtaram a carne de uma vaca de pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) de Paranavaí.
O animal pesava 482 quilos e estava na pastagem da Fazenda Experimental – Rua Amador Aguiar, Jardim Ipê. O crime foi descoberto no final da manhã dessa quinta-feira.
Pesquisador do Iapar, José Jorge dos Santos Abrahão lamenta mais este episódio, o que acaba afetando a rotina de experimentos da unidade. Diz que o furto de animais tem sido cada vez mais frequente. No final do ano passado foram três cabeças, sem contar outras que ficaram feridas.
Ainda sobre o furto mais recente, fala do desperdício. Isso porque os invasores mataram a vaca e retiraram apenas algumas partes do traseiro e do dianteiro, deixando a cabeça e carnes que consideraram menos nobres. O prejuízo financeiro apenas com essa vaca pode chegar a cerca de R$ 2 mil.
Chama a atenção o fato de que se trata de um animal de grande porte. Portanto, para a prática do furto os ladrões devem ter usado um veículo, bem como terem um plano para destinação.
A fazenda possui vigilância, mas os ladrões agem à noite e nos finais de semana, aproveitando-se do menor movimento. Sem contar que se trata de uma área grande para fiscalizar.