Sem carnaval de rua, clubes são opções para foliões de Paranavaí

Carnaval. Para uns, festas. Para outros, descanso. 
Se você ainda não planejou como vai passar o final de semana prolongado, existem algumas opções de diversão em Paranavaí. A programação começa nesta sexta-feira (9) e vai até segunda-feira (12).
O CTG Fazenda Velha Brasileira terá jantar dançante “Esquenta de Carnaval”, na sexta, às 20h30. O Clube Idade Dourada promoverá o Carnaval Sertanejo, no sábado (10). O Paranavaí Tênis Clube fará a Noite de Carnaval, também no sábado, às 21h30, e voltará a promover festa na segunda-feira, a partir da 20 horas.
No Clube Campestre e no Harmonia Country Club, que em anos anteriores serviram como espaços para reunir os foliões, não há atividades previstas para o Carnaval. A Sociedade Paranavaiense de Desporto e Cultura (SPDC) também não promoverá festas.
Com as opções reduzidas, o carnaval popular seria alternativa para os amantes da folia. Mas, a exemplo do ano passado, a Prefeitura de Paranavaí não promoverá atividades de rua. A explicação é a falta de dotação orçamentária.
De acordo com a presidente da Fundação Cultural, Rosi Sanga, o planejamento financeiro para este ano, feito em 2017, não incluiu a destinação de recursos para as festividades carnavalescas. Assim, a Administração Municipal não pode fazer a licitação e contratar os serviços.
Rosi Sanga informou que a Fundação Cultural e o Conselho Municipal de Políticas Culturais farão estudos para verificar a viabilidade de promover carnaval de rua em 2019. Mas, pelo menos por enquanto, ainda não é possível saber se haverá ou não a festa popular custeada com verba pública.
A última vez que os paranavaienses tiveram a oportunidade de participar de carnaval de rua foi no dia 6 de fevereiro de 2016. Naquela ocasião, os foliões se reuniram na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Estádio Municipal Waldemiro Wagner. 
Em um passado um pouco mais distante, a cidade contou com duas escolas de samba: Clube da Binidita e Chico Venâncio. O Carnaval também já foi marcado pelas festividades dos grupos Água do Cachorro Louco e Bloco dos Sujos.