Paranavaí poderá voltar a ser sede da Cacinpar
A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Noroeste do Paraná (Cacinpar) poderá voltar a Paranavaí. A proposta será debatida e votada na próxima reunião da diretoria, no dia 6 de fevereiro, em Nova Londrina.
Foi o que ficou acertado em encontro, nesta semana, entre o novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Maurício Gehlen, e membros da diretoria da Cacinpar. Participaram Altair Van Dal (presidente da Cacinpar), Ricardo Bertochio Gimenes (vice-presidente) e Dazio Oliveira Gomes (tesoureiro). O vice-presidente da Aciap para assuntos federativos, Rui Nunes, também esteve presente.
No pronunciamento de posse, no último dia 12, Gehlen havia assumido o compromisso de resgatar a representatividade de nossa entidade em níveis municipal, estadual e federal. "Queremos voltar a ser a melhor Associação Comercial do Paraná, como fomos em 2005. Vamos retomar nossos lugares na Faciap e na Cacinpar. Vamos mostrar o quanto somos fortes.”
Por isso, a proposta de retorno feita pela diretoria da Cacinpar foi aceita de imediato. Inclusive, antes mesmo da posse, Gehlen já havia participado de duas reuniões da coordenadoria.
Ricardo Gimenes fez um relato das atividades em desenvolvimento da Cacinpar, bem como da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Paranavaí (Faciap), onde a coordenadoria tem assento e há reuniões mensais. Gimenes contou que as entidades vêm trabalhando fortemente neste momento em campanhas que visam a valorizar o voto, além de buscar de compromissos dos futuros candidatos.
Nesse sentindo, a Cacinpar, assim como as outras coordenadorias, terão de apresentar na próxima reunião da Faciap uma relação com dez demandas da categoria, a metade delas com interesse regional e a outra metade de interesse estadual. “É a oportunidade que temos para mostrar que nossa região não é o fim da linha, mas o portal de entrada do Estado. É por aqui que passam as riquezas em direção ao Porto de Paranaguá”, comentou Gimenes.
GOVERNO E BANCO DE DADOS – Atualmente no Paraná existem dois serviços de informações para proteção ao crédito. A intenção é padronizar os serviços em todas as 13 associações comerciais da região que fazem parte da Cacinpar, optando pelo mesmo banco de dados. Isso traria vantagens para as entidades e para os comerciantes que utilizam os serviços.
No encontro ficou definido, ainda, que o vice-presidente da Aciap para assuntos federativos vai representar a Cacinpar no Comitê de Relações Governamentais do Sistema Faciap. Trata-se do comitê que acompanha as ações governamentais de interesse direto dos empresários, como as alterações do ICMS. (Ass. Imp. Aciap)