Morto em confronto com a Polícia já havia cumprido pena por roubo
O homem de 32 anos, morto durante confronto com uma equipe da Polícia Militar na madrugada de ontem em São João do Caiuá, já havia cumprido pena em Alto Paraná por roubo. Na ação desta sexta-feira, ele foi flagrado furtando dentro de uma residência.
Conforme a informação do 8º Batalhão da PM, o homem teria reagido, atirando contra os policiais. Na troca de tiro foi alvejado e morreu antes de receber atendimento médico.
O delegado de Alto Paraná, Renato Lacroix Leal, confirmou que o homem morto cumpriu pena de dois anos e meio por roubo. Ele foi preso em 2013 após assalto a uma farmácia com uso de arma de fogo. Foi solto em 2015 e há duas semanas acabou indiciado como suspeito do roubo de um telefone celular.
Leal informou ainda que já colheu declarações dos dois policiais que atenderam a ocorrência. Eles contaram que o invasor atirou na direção da equipe com uma garrucha calibre 22, que foi apreendida. Tinha duas balas, sendo uma deflagrada e uma intacta.
O delegado disse ainda que trabalha para identificar o motorista de um veículo prata, que teria fugido assim que os policiais chegaram, e que seria cúmplice no furto em andamento.
Além dos procedimentos da Polícia Civil, também foi aberto um Inquérito Policial Militar. O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, major Ademar Carlos Paschoal, diz que o objetivo é detalhar a ação, esclarecendo todos os pontos. A palavra final sobre o enquadramento compete ao Poder Judiciário.
O major antecipa que os militares estão de folga e passarão por avaliação psicológica. Caso esteja tudo bem do ponto de vista emocional, voltam ao trabalho operacional regular. O major Paschoal avalia que não houve abuso na intervenção dos policiais.
O CASO – A Polícia Militar foi até a residência depois que o proprietário solicitou intervenção por volta de uma hora da madrugada, pois o alarme da sua casa estava disparado (alerta via telefone celular). O morador não estava na cidade.
Diante da solicitação, os policiais foram até a casa e notaram que a porta estava danificada. Também perceberam que o invasor ainda permanecia na residência e que ao receber voz de abordagem, o homem teria reagido, atirando contra a equipe. Os policiais revidaram e o suspeito acabou atingido. A ambulância foi acionada, porém, o invasor morreu ainda no local. Os policiais não se feriram.