Aperfeiçoamento avícola
Domingos Martins*
A avicultura brasileira tem mostrado nos últimos anos que veio trazer evolução para o país. Em 40 anos, 60 milhões de toneladas de carne de frango foram exportadas para 203 países, somando 2,4 milhões de contêineres que geraram uma receita de US$ 94 bilhões.
Os dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) junto a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) foram apresentados pelo presidente-executivo da associação, Francisco Turra, durante sua palestra no "V Workshop Sindiavipar: Avicultura do Brasil para o Mundo".
Entre os dias 9 e 10 de novembro, mais de 400 profissionais de todo o setor avícola se reuniram no Workshop para compreender o cenário em que estamos e também para conhecer os resultados que foram alcançados durante o ano de 2017, que embora cheio de percalços, alcançou excelência tanto em produção quanto em exportação.Segundo a Secex, ao longo desse ano, o volume de embarques do frango paranaense está estável, em comparação ao acumulado do ano passado, porém as receitas já cresceram 7% com as exportações.
Tais resultados são reflexos da modernização e aperfeiçoamento presentes na avicultura do estado do Paraná. A qualidade e a sanidade do nosso frango faz com que os produtos que enviamos para fora do país sejam singulares.
Ao acompanhar nossos indicadores, os abates paranaenses somaram 1,34 bilhão de aves até setembro. Volume aproximadamente 0,7% superior ao mesmo período de 2016, quando a produção foi de 1,33 bilhão de cabeças de frango.
Vale destacar que esses números ocorrem por contarmos com uma indústria versátil, com força para superar adversidades. Ainda que o Brasil esteja passando por uma crise econômica, o agronegócio contribuiu em 15% para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Agora, com o consumo mundial em retomada – apresentando um aumento de 4,5% -, como apontou o PSD Online, é preciso alterar as perspectivas de negócio. Com o crescimento da demanda, as exigências e valores dos consumidores se alteram em conjunto – fazendo com que as preocupações da atividade avícola também envolvam um bom relacionamento com o comprador final.
No evento, foi concluído que para seguir avançando na qualidade e produtividade da cadeia avícola, é preciso tomar diversos cuidados – visto que grandes resultados vêm acompanhados de grandes responsabilidades.
A avicultura não pode parar e, ao fazer uma boa gestão de custos, o produtor consegue se manter competitivo no mercado. Além disso, os cuidados com a equipe são essenciais, como foi lembrado no evento. A avicultura depende de pessoas, além de fornecermos bem-estar aos animais, temos que passar por um conjunto de procedimentos com humanos e isso não deve ser deixado de lado.
*Domingos Martins é presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).