Compras para o fim de ano geram expectativas positivas entre lojistas
De 1º a 11 de dezembro deste ano, o comércio de Paranavaí registrou aumento de 25% nas consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) em relação ao mesmo período de 2016. O resultado animou os lojistas, que fazem projeções de crescimento nas vendas.
“Os empresários estão felizes e otimistas e têm esperança de que esse índice se mantenha”, afirmou o gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli. “A sensível melhora na economia do país” é uma das motivações apontadas por ele.
Para o gerente Vinícius Bavaresco, o volume de comercialização deverá ser ainda maior: 30% a mais que no mesmo período do ano passado. O movimento de clientes na loja já é considerado grande, principalmente de pessoas que moram em cidades da região. A expectativa é que seja ainda melhor na semana que antecede o Natal.
Bavaresco contou que a empresa apostou na preparação dos funcionários e no reforço do estoque de produtos. Na avaliação do gerente, unindo a essas condições a decoração natalina, os resultados serão positivos.
Otimismo também é a palavra do gerente Mario Romero. Apesar de considerar que as vendas estão moderadas nesta primeira quinzena de dezembro, o crescimento até a véspera de Natal deverá chegar a 25% em relação a 2016.
Segundo ele, os itens mais procurados até agora pelos clientes são os telefones celulares e os aparelhos televisores. Ofertas e condições favoráveis de pagamento são importantes atrativos, ressaltou. Além dos consumidores de Paranavaí, o movimento de pessoas de toda a região contribui para os bons resultados.
Mesmo com a elevação registrada até o início da semana e a perspectiva de alta em relação ao ano passado, os índices não são considerados satisfatórios pelo gerente-executivo da Aciap. É que os anos anteriores (2014 a 2016) “foram muito ruins para a economia” e não houve recuperação efetiva.
O que tem dado certo alívio para o desempenho econômico de Paranavaí, afirmou Scarabelli, é que o município se destacou no cenário estadual no quesito geração de empregos. Esse fator “é o maior responsável para que tenhamos índices positivos”.