Fundação Cultural vai oferecer inúmeras atividades na programação de fim de ano
A programação de fim de ano da Fundação Cultural, que começa hoje e termina no dia 22, vai levar diversos eventos para o Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade, Escola Municipal de Música Luzia Guina Machado, Núcleos de Cultura e para o centro de Paranavaí.
Nesta sexta-feira, às 20h, vai ser realizada uma apresentação do Grupo Municipal de Dança Cidade Poesia no Teatro Altino Costa. No sábado, às 16h, é a vez do Ballet Municipal Cidade Poesia se apresentar no Teatro Municipal.
Na quinta-feira, às 14h30, a Orquestra de Sopros fará um concerto didático na Praça do Sumaré, em frente à Igreja Católica. Às 16h, alunos da Casa da Cultura encenam a peça “Pluft, o fantasminha” na Casa da Cultura. Às 20h, a Escola Municipal de Música vai ser cenário de uma apresentação de viola e violão.
No mesmo dia, às 20h30, a Orquestra de Sopros apresenta o seu tradicional Concerto de Natal na Rua Manoel Ribas, em frente à prefeitura.
“Vamos tocar músicas natalinas e faremos um resumo do repertório que apresentamos ao longo deste ano no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. Teremos músicas mais populares, de agrado geral”, explica o maestro Vitor Hugo Gorni. As canções executadas pela OSP têm como diferencial o fato de não serem simples releituras, mas músicas adaptadas para orquestra.
Embora a orquestra esteja próxima de completar 20 anos, a sua história começou há muito tempo. Em 18 de maio de 1961, o maestro Arnold Poll fundou a Banda Lira do Noroeste, conhecida por embalar a população com releituras de samba-canção e chorinho, gêneros musicais disseminados pelas rádios da época. Mais tarde, o maestro Nílson Antônio dos Santos transformou a Lira do Noroeste em Banda Sinfônica Municipal, que depois se tornou a Orquestra de Sopros Paranavaí.
No dia 15, às 20h30, o Coral Cidade Poesia, coordenado pelo regente Cristiano Brun, também vai fazer uma apresentação baseada em canções natalinas e no cancioneiro popular brasileiro. Fundado em 2013, o coral é o anfitrião do Festival de Corais de Paranavaí, que anualmente leva ao Teatro Altino Afonso Costa centenas de pessoas e este ano completou 12 edições.
“Com uma proposta educacional, artística e social, o coral tem como diferencial a ampliação da capacidade de percepção auditiva de seus participantes. Temos os corais adulto e infanto-juvenil”, explica Brun.
No dia 16, às 20h, alunos de teatro da Fundação Cultural apresentam “O Cavalinho Azul” na Casa da Cultura. No dia 18, às 20h, o Ballet Municipal encena duas coreografias em frente à Prefeitura de Paranavaí.
O grupo é formado por alunos e ex-alunos da oficina de balé da Fundação Cultural. Na mesma noite, Glebson Oliveira, da Orquestra de Sopros Paranavaí, fará uma apresentação de saxofone. Oliveira, que hoje é músico profissional, começou a sua história com a música no início da adolescência, participando das oficinas da Fundação Cultural, oferecidas pelo município. “A identificação foi instantânea, e hoje faço o que gosto que é viver da música”, revela.
No dia 19, às 20h, vai ser oferecida mais uma apresentação de violão na Escola Municipal de Música. “No dia 22, às 20h, fechamos a nossa programação com um concerto do ‘Quarteto de Trompete’ no pátio da prefeitura”, informa a presidente da Fundação Cultural de Paranavaí, Rosi Sanga. (Por David Arioch, da Fundação Cultural)