Dezembro chegou!
Rogério Lorenzetti*
Finalmente chegamos ao final de 2017, ano que não deixará saudades. Tantas notícias ruins, mas algumas boas também. Entre elas a de que a recessão (a mais longa da história brasileira) chega ao final e a economia do país começa a andar.
Foram praticamente três anos de retração econômica (desde o final de 2014) que deixaram indicadores muito ruins. Desemprego foi recorde para este início de milênio e o investimento em atividades produtivas (com exceção do agronegócio) foi muito pequeno, causando desemprego e falta de recursos financeiros no mercado.
Agora a perspectiva é outra, nossa região vive um bom momento. Algumas das atividades aqui desenvolvidas (destaque para a cadeia da mandioca e da laranja) estão em alta, possibilitando prever um mês de muita atividade econômica, com destaque para o comércio, em função da proximidade do Natal.
Os índices de empregabilidade dão sinal de melhora e o pagamento do 13° salário injeta um recurso extra na economia, melhorando o poder aquisitivo dos trabalhadores.
Agora é importante que os meios de comunicação, assim como as festas de confraternização (comuns neste período do ano), consigam criar o clima natalino necessário para a população ir às compras.
Enfeitar ruas, lojas, residências e empresas com motivos natalinos faz a alegria das crianças e dos adultos também. Criar um clima de solidariedade e amor fará com que sentimentos cristãos (relativos ao Natal) sejam evidenciados nas famílias.
Acredito em um dezembro bem melhor que os últimos, espero que a mídia colabore em criar um clima positivo, tão necessário a nosso país. Chega de notícias ruins, vamos confraternizar e manter a esperança em um futuro melhor para nossas comunidades.
Nossa atitude, se positiva e otimista, multiplicada por milhares de paranaenses e demais brasileiros pode fazer a diferença para um futuro melhor e mais promissor!
*Rogério Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí, período de 2009/2016