Lideranças vão oficializar o pedido de duplicação da BR-376 até Taquarussu

Um grupo de lideranças de Paranavaí e região estará nesta terça-feira em Brasília para oficializar no Ministério dos Transportes o pedido de duplicação da BR-376 entre Paranavaí (PR) e Taquarussu (MS), com uma ponte no Porto São José, na região Noroeste. A comitiva será recebida às 15h30 pelo secretário nacional dos Transportes, Luciano Castro.
O grupo vai protocolar o pedido que tem mais de uma centena de assinaturas de autoridades e lideranças da região. Diversos deputados federais do Paraná que obtiveram votos na região também se comprometeram em participar da audiência e trabalhar politicamente para viabilizar a reivindicação.
Segundo Ivo Pierin Júnior, presidente do Sindicato Rural de Paranavaí e um dos líderes da Sociedade Civil Organizada, que ao lado da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar) coordena a mobilização em torno deste assunto, a audiência em Brasília é mais uma etapa na longa trajetória para viabilizar a Rodovia do Agronegócio.
“Existem várias etapas a serem vencidas. Temos o projeto para fazer, promover o retorno da BR-376 neste trecho para o Governo Federal, já que atualmente está estadualizada, e colocar esta obra no plano de concessões do Ministério dos Transportes. Isto demanda tempo e muito trabalho técnico e político”, diz Pierin.
Na semana passada, em dois eventos distintos, Pierin pediu apoio para a proposta. Em Loanda, na sexta-feira, durante Encontro de Desenvolvimento Regional, promovido pelo Sicredi, solicitou a inclusão desta proposta no plano de desenvolvimento regional.
No sábado, em Paranavaí, apresentou o pedido ao deputado Ratinho Júnior (PSD), pré-candidato a governador, para inclusão no seu programa de governo. “Vamos pedir para todos os candidatos que insiram nos seus planos de governo esta reivindicação da região”, disse ele.