Fórum em Querência do Norte quer alavancar piscicultura na região
Produtores rurais que têm a intenção de trabalhar com produção de peixes estão reunidos em Querência do Norte, onde está sendo realizado o 1º Fórum de Piscicultura do Noroeste do Paraná.
“Esse conhecimento que estamos adquirindo durante o Fórum será importante para o plano de desenvolvimento da piscicultura, não só em Querência do Norte, mas em toda a região”, destacou a prefeita Rose Raggiotto de Oliveira.
Ontem foi dia dos produtores conhecerem dados técnicos sobre como outorgar, junto ao Instituto das Águas, a utilização da água para atividade.
Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) também falaram sobre a licença ambiental para essa atividade nas propriedades rurais.
Para o diretor do Instituto das Águas, regional de Paranavaí, Osval Cesar Kulevicz, a região do Extremo-Noroeste é propícia para a atividade. “Temos água em abundância para criação de peixes. Esse Fórum é o primeiro passo para introduzir a piscicultura em toda a região”, disse.
A piscicultura no Paraná, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, tem apresentado crescimento expressivo nos últimos anos.
Em 2010, a produção foi de 36.852 toneladas, saltando em 2015 para 80.565 toneladas. A espécie mais produzida é da tilápia.
Ainda de acordo com dados do Deral, os maiores polos produtores de peixes no estado estão nas regiões de Toledo e Cascavel, que representam 69% da produção de todo Paraná.
A intenção do Fórum é incentivar a atividade em diversas cidades da região Noroeste, onde a oferta de água é grande. Entre os problemas mais comuns que barram a atividade estão a falta de informação e orientação para legalização da atividade junto aos órgãos oficiais.
Hoje, na sequência do encontro em Querência do Norte, serão abordados a comercialização do pescado produzido em cativeiro, o melhoramento genético da tilápia e licença ambiental junto ao IAP. Também haverá palestra com um dos maiores produtores de tilápia do Paraná – Wener Rekowisky. Hoje o Fórum tem início às 13h30.