Em Paranavaí, 5% da população enfrenta problemas de diabetes
A diabetes é uma doença que atinge mais de 420 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Paranavaí, aproximadamente 5% da população enfrenta problemas de diabetes, totalizando 4.439 pessoas que são acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.
A informação é da assessoria de imprensa da Prefeitura. Apesar do número de diabéticos ainda ser alto, houve uma redução considerável nos últimos anos.
“Os números atestam o bom serviço que o município vem fazendo ao longo dos últimos 10 anos, quando o índice de pacientes tratados e acompanhados pela Secretaria de Saúde chegou a 9%. Essa redução de 4% pode ser o resultado do aumento de números de médicos e enfermeiros compromissados com a saúde, além do bom entendimento e aceitação por parte da população diabética, ou que tem predisposição a desenvolvê-la ao longo dos anos”, disse a coordenadora do Programa de Doenças Crônicas, Rozemeire Burgel.
A DOENÇA – A diabetes é uma doença causada pelo excesso de glucose no sangue. Em pessoas saudáveis, o pâncreas produz uma substância chamada insulina, que é responsável por levar a glucose até ao interior das células. No entanto, no caso dos diabéticos, a insulina pode não ser produzida ou não se encontra em quantidades suficientes para desempenhar a sua função.
A mudança de hábito alimentar e a prática de exercícios são os principais fatores de sucesso para o controle. No entanto, para 60% dos pacientes, a dieta é o passo mais difícil a ser incorporado na rotina. Ao todo, 95% têm dificuldades com o controle de peso, dieta saudável e exercícios regulares. Lembre-se: ninguém morre de diabetes, e sim do mau controle da doença.