Lideranças debatem constituição da Região Metropolitana de Paranavaí

Estará em debate na Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) a possível constituição da Região Metropolitana de Paranavaí. A reunião, nesta quinta, será às 15h, com a presença de prefeitos e lideranças de toda a região.
Estarão na cidade para o debate em nome da Assembleia Legislativa os deputados estaduais Tião Medeiros (PTB) e Anibelli Neto (PMDB), autores de projetos de lei propondo a criação da Região Metropolitana, unificados e já aprovados na CCJ – Comissão de Constituição e Justiça.
Como admitem os parlamentares, trata-se de um assunto polêmico e que agora terá a participação direta dos prefeitos para uma decisão sobre a continuidade ou não do projeto. Isso porque a constituição da Região Metropolitana requer algumas medidas em conjunto, incluindo investimentos.
Com a implantação da Região Metropolitana, haverá a padronização do transporte público, do atendimento à saúde, educação e segurança, por exemplo. Também será constituído um conselho, remunerado, ao qual competirá a formação das políticas conjuntas entre os municípios. Há muitas vantagens, como regras do transporte público e acesso a financiamentos.
A conselheira nacional do poder púbico municipal no Conselho das Cidades, Karla Cristina Batista de Franca, participará da reunião em Paranavaí para detalhar o tema, elencando vantagens e desvantagens. Ela é doutora em geografia e técnica em planejamento urbano/habitação.
Se a decisão das lideranças regionais for pela manutenção, o projeto seguirá para a Comissão de Assuntos de Região Metropolitana e depois para o plenário da Assembleia Legislativa. Uma vez aprovado, segue para instâncias federais, até o efetivo funcionamento.