Em outubro choveu mais que o dobro da média histórica

Outubro foi de muita chuva em Paranavaí, tanto que, de acordo com o Simepar, choveu mais que o dobro da média histórica para o décimo mês do ano. Conforme o instituto, outubro fechou com 292 milímetros de chuva, contra a média histórica de 138 milímetros.  
Embora alto, não é novidade o mês chuvoso. Em 2015 o volume de precipitações neste mês chegou a 313 milímetros. Ainda assim, o outubro de 2017 está marcado pela intensidade das chuvas e prejuízos causados por temporais.
Tanto que na segunda-feira da semana passada, o volume elevado de chuva e o vento de 71,6 quilômetros por hora causaram muitos estragos na cidade. Mais de 50 árvores caíram sobre a rede de energia elétrica da Copel, atingindo também residências.
Foram afetados com interrupção do fornecimento de energia um total de 1.834 clientes (residenciais e comerciais). Parte deles teve o abastecimento normalizado três dias depois. Sem contar que o vento destelhou parcialmente dezenas de residências.
Mais de 40 pessoas solicitaram lonas para a Defesa Civil (Corpo de Bombeiros) para cobrir móveis e outros objetos domésticos. A extensão dos danos exigiu muito trabalho das equipes do município. Até hoje há locais com galhos caídos, já que o trabalho segue uma lista de prioridades.
Tanta chuva afetou também o abastecimento de água. Na terça-feira da semana passada a Sanepar teve que suspender o fornecimento por várias horas por causa do volume de barro que se formou na água a partir da represa de captação. Com o tratamento retomado, o fornecimento foi restabelecido totalmente na cidade em cerca de 24 horas.
NOVEMBRO – Também o mês de novembro deverá ser chuvoso. Nos primeiros cinco dias do mês choveu 48 milímetros. A média para este período do ano é de 144,3 milímetros, como informa o Simepar.
O volume de chuva é medido numa estação pré-determinada. Refere-se à Lâmina de água formada sobre uma área de um metro quadrado em um determinado período.