Paranavaí tem notificações diárias de casos suspeitos de dengue
Paranavaí continua notificando diariamente casos suspeitos de dengue, porém, os resultados têm sido negativos. A última confirmação é de 18 de agosto, de uma pessoa no Jardim Paulista, elevando para 60 pacientes positivos no ano.
Em 2016, até novembro, eram 139 confirmações, outro ano com tendência de queda. Em 2015 o ano fechou com 342 casos positivos.
Levantamento atualizado mostra que são 459 notificações em 2017, sendo 440 descartadas em exame laboratorial e apenas um aguardando resultado. O resultado tem sido rápido, devido aos exames serem feitos em Paranavaí pelo Lacen – Laboratório Central do Estado.
Mesmo com o número reduzido de casos no ano, os serviços de saúde permanecem em alerta. Tanto que o total de casos suspeitos é grande, mas acaba a maioria negativada em exame laboratorial.
Um profissional de saúde do município explicou ontem que essa diferença ocorre por conta de cuidados nos serviços públicos. Quando o paciente apresenta sintomas, o médico pede o exame, até como forma de descartar a doença.
Quando há notificação, a Vigilância em saúde faz o chamado bloqueio. Constitui em aplicar veneno numa área perto da casa do paciente. Sem contar o monitoramento nas demais casas para buscar pessoas que eventualmente apresentem sintomas semelhantes.
LIRA – O LIRA – Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti, finalizado na última quinta-feira pela Vigilância em Saúde, trouxe um índice de 0,6% de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Portanto, abaixo do tolerável pela Organização Mundial de Saúde que é de até 1%.
Um índice que se deve em parte à baixa quantidade de chuva, explicou o assessor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho. Com a volta da chuva regular, adverte que o número pode subir. Por isso, as pessoas devem ficar atentas, eliminando água parada em qualquer quantidade. Coloninha, Jardins Simone e São Jorge apresentaram índices mais elevados, atingindo 0,9% de infestação.
A DENGUE NA REGIÃO
O acompanhamento semanal sobre a evolução da dengue feito pela 14ª Regional de Saúde mostra que neste ano foram 60 casos positivos de dengue nos 28 municípios que compõem o Noroeste.
Um número bem diferente do verificado em igual período do ano anterior, quando foram totalizados 496 pacientes com dengue. Outros 872 casos suspeitos acabaram descartados e 33 aguardam exames.
Tamboara é a cidade com mais pacientes até o momento com 25 casos. Ainda no relatório, a indicação de que 18 cidades da região ainda não tiveram casos positivos de dengue no ano.