Não será possível fazer título de eleitor nesta semana
O atendimento aos eleitores de Paranavaí, Amaporã, Nova Aliança do Ivaí e Tamboara será suspenso nesta semana (de 23 a 27 de outubro) no Fórum Eleitoral de Paranavaí para alguns serviços.
Com isso, não será possível a emissão de títulos, alistamento, revisão, transferência e segunda via. Esses procedimentos voltam a ser feitos normalmente no dia 30 de outubro.
Como explicou a chefe do Cartório da 72ª Zona Eleitoral, Alethéia Barros Aparício, não é possível emitir os documentos por conta do trabalho de migração das sessões da Zona 138, extinta por resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no trabalho de readequação em todo o país.
O serviço de migração é feito pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE do Paraná. Por se tratar de um trabalho complexo, não é possível mexer no sistema para emissão de novos documentos neste período.
A decisão de suspender o serviço nesta semana consta da portaria 03/17, da juíza da 72º Zona Eleitoral de Paranavaí, Camila de Britto Formolo, com base nas resoluções do TRE – 777/2017 e 781/2017, publicada na edição de sexta do Diário do Noroeste.
Com a extinção da Zona 138, os eleitores das quatro cidades passam a fazer parte da Zona 72. Na prática, o eleitor não sentirá qualquer diferença, isso porque a migração vai manter os atuais locais de votação das pessoas.
Quando for votar no ano que vem, o eleitor será informado nos prédios sobre as mudanças. Portanto, não é preciso fazer novo título para constar a mudança no documento.
A extinção de uma zona eleitoral desperta preocupações de autoridades do Poder Judiciário. Um dos argumentos é que haverá número menor de juízes e promotores para cuidar das questões eleitorais. O TSE justifica que haverá economia e não prevê dificuldades na realização dos trabalhos.