Município da região se destaca na cobertura vacinal contra a dengue

Cruzeiro do Sul, município da região Noroeste, é destaque no Paraná em índice de cobertura da vacina contra a dengue, dentro da terceira fase da campanha. A cidade alcançou 78% da população estimada, jovens de 15 a 27 anos.
São 30 cidades em campanha no Estado, aquelas com maior número de casos. Na região também Santa Isabel do Ivaí imuniza parte da sua população.
As informações são da Secretaria de Estado da Saúde – Sesa, em informação publicada nesta semana. Cruzeiro do Sul atingiu 78% do público previsto. Este grupo é composto por pessoas que já tomaram pelo menos uma das duas doses anteriores.
No total 60 mil paranaenses já foram vacinados contra a dengue na 3ª etapa da campanha, sendo que 16.500 receberam a segunda dose. Para surtir efeito são necessárias três doses. Nova campanha está programada para março de 2018.
A atual campanha segue até o dia 27 deste mês. No sábado, 21, haverá mutirão, quando as unidades de saúde das 30 cidades estarão abertas para vacinar. Sem contar que a ideia da secretaria é também distribuir equipes em outros pontos das cidades.
O Paraná é pioneiro na oferta da vacina como uma estratégia a mais contra a dengue e para evitar mortes. A ideia é reduzir em 95% o número de casos graves da dengue e 80% dos óbitos. Além disso, a imunização diminui os riscos de contaminação pelo vírus.
Os municípios que lideram o ranking de cobertura para a terceira dose são Munhoz de Melo (77%), Cruzeiro do Sul (78%) e Boa Vista da Aparecida (75%). Paranaguá atingiu cerca de 28% de cobertura e os maiores municípios como Foz (17%), Londrina (20%) e Maringá (26%) ainda precisam intensificar a vacinação para atingir a meta de proteger todas as pessoas que já receberam uma ou duas doses.
As cidades que fazem parte da campanha de vacinação contra a dengue são: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Cruzeiro do Sul, Santa Isabel do Ivaí, Iguaraçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Mello, Paiçandu, Santa Fé, São Jorge do Ivaí, Sarandi, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Londrina, Porecatu, Sertanópolis, Itambaracá, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Cambará e Maripá.