Projeto da Cocamar resgata tradições culinárias regionais
Na semana passada, seis de um total de quinze produtoras semifinalistas foram visitadas pela equipe do Festival de Sabores Chefs do Campo Cocamar 2017.
Em sua segunda edição, o concurso tem a finalidade de conhecer e divulgar pratos salgados que representam a gastronomia rural da região e foram trazidos ou incorporados por famílias de várias origens étnicas.
O giro começou na quarta-feira (20) por Doutor Camargo e Ivatuba, municípios próximos a Maringá, onde as produtoras Terezinha Cabelleira e Ivone Servilheiro Gava, prepararam, respectivamente, batatas palitos ao forno com bacon e acompanhamentos, e suflê de milho servido com arroz branco.
Iguarias que, segundo elas, não podem faltar nas reuniões familiares, assim como o nhoque de mandioca e frango caipira elaborado na quinta-feira (21), em Maringá, por Maria José Reis Luca, que recepcionou a equipe com dezenas de familiares.
Na sexta-feira (22), Eliane Regina Romero Pedroni, de Cianorte, recebeu o Chefs do Campo com fraldinha de panela, batatas assadas e arroz branco, enquanto Marlene Bissi de Oliveira, da vizinha cidade de Jussara, serviu panquecas recheadas de frango desfiado.
A agenda foi concluída no sábado (23), em Terra Boa, noroeste do estado, onde a produtora Elzita Ebson Jedliczka fez um prato que há mais de 120 anos é celebrado por sua família: o frango recheado à moda catarinense.
De todas as visitadas, Elzita, de origem russa, foi a única cuja culinária não recebeu influência italiana. As demais, em sua maioria, apresentaram a mistura de culturas europeias – italiana, portuguesa e espanhola.
MAIS QUATRO – Nesta semana, mais quatro produtoras serão visitadas. Na quarta-feira, em Iporã e Altônia e, na sexta-feira (29), Sabáudia e Maringá.
Participam do Chefs do Campo Cocamar exclusivamente cooperadas ou esposas de produtores associados que fazem parte de núcleos femininos da cooperativa.
Lançado no dia 8 de junho, durante o Encontro Anual do Núcleo Feminino em Maringá, o concurso recebeu 110 inscrições de produtoras de 26 municípios.
Das 15 semifinalistas, um comitê de chefs convidados vai selecionar 5 para a final, com almoço de premiação programado para o dia 19 de outubro no Haddock Buffet em Maringá, onde os pratos vencedores serão servidos.
Além de troféus, as cinco finalistas e seus acompanhantes terão direito a uma diária no Hotel Fazenda Santo Bandeirantes, em Santa Fé. O concurso organizado pela Flamma Comunicação conta com o apoio da RIC TV e Jornal Cocamar, que estarão, posteriormente, divulgando as receitas.