Paranavaí chegou aos 38,7ºC. Calor vai continuar

A temperatura mais alta para o mês de setembro tinha sido registrada em 2004, quando os termômetros marcaram 38,3ºC em Paranavaí. Na tarde de ontem, o recorde foi batido: o site do Simepar (www.simepar.br) indicava 38,7ºC por volta das 15h30.
A previsão para ontem era chegar aos 36ºC. Mesmo assim, houve variação para cima. Significa que nesta sexta-feira o calor pode ser ainda maior, já que a previsão é de 37ºC, ou seja, maior do que antes.
Historicamente, setembro é marcado por muito calor. Depois dos 38,3ºC de 2004, o Simepar registrou 38,1ºC em 2012. Os termômetros chegaram aos 37,1ºC em 2015. No ano seguinte, mais calor, com 36,2ºC.
Além do tempo quente, os últimos dias têm sido bastante secos. Para se ter uma ideia, na segunda-feira (11), Paranavaí tinha 30% de umidade relativa do ar. Ontem, o índice foi ainda menor: 26%, segundo informações do Simepar.
Por isso, a tendência é que o consumo de água aumente. O gerente regional da Sanepar, Arnaldo Giovani Rech, afirmou que, de fato, as pessoas estão gastando mais. Mesmo assim, não houve e não há risco de desabastecimento em Paranavaí.
PREVISÃO – A partir de sábado, uma pequena refrescada no tempo, com os termômetros podendo registrar até 35ºC. No domingo, a previsão é repetir a máxima de 35ºC. Na segunda-feira, outra leve redução, podendo chegar aos 34ºC.
ORIENTAÇÕES – E se os dias são quentes e secos, é preciso encontrar maneiras de tornar a sensação térmica menos agressiva. Por isso, alguns cuidados são necessários no sentido de evitar o desperdício de água.
Em vez de mangueira, utilize vassoura e balde para lavar o quintal. Reaproveite a água da máquina para jogar na calçada. Não tome banhos demorados. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.