Programa oferta atendimento empresarial e capacita universitários
No início de 2016, Matheus Costa cursava o último ano da graduação em processos gerenciais, em Paranavaí, e trabalhava como motorista durante o dia.
Neste mesmo período, o universitário se inscreveu para participar do programa desenvolvido pelo Sebrae/PR, o Negócio a Negócio, passando por capacitações e treinamentos que o prepararam para auxiliar na gestão de empresas.
“Foi uma experiência única, pude viver o mundo empresarial e tudo o que eu tinha lido e estudado para as provas e trabalhos. Pude rever os meus conceitos sobre mercado, comecei a construir a minha carreira profissional e adquiri conhecimentos. Evoluí como pessoa e como profissional. Depois, ainda, tive a oportunidade de aplicar a metodologia que aprendi em empresas e conseguir ajudar empresários a retomarem seus lucros. Recomendo a todos estudantes que passem pelo programa”, afirma Matheus.
O exemplo de Matheus ilustra um dos benefícios gerados pelo Programa Negócio a Negócio, que, com a ajuda de universitários, leva a solução de problemas em gestão e finanças na porta do empreendedor quando ele mais precisa.
A iniciativa acontece em todo o Estado, por meio de um grupo de estudantes que é treinado pela metodologia Sebrae/PR e acompanhados por tutores. O serviço é gratuito e oferece orientações de gestão empresarial para as microempresas e microempreendedores individuais.
Em Paranavaí, cidade em que Matheus participou do programa, as ações acontecem por meio de visitas de acadêmicos da Fatecie, credenciados do Sebrae/PR, a micro e pequenas empresas locais.
O foco das ações são as melhorias em aspectos de finanças, mercado, pessoas, planejamento e organização. O Negócio a Negócio busca alcançar os empresários que atuam com estrutura enxuta de trabalho e que, por esse motivo, fica mais difícil buscar atendimento.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, na prática, os empreendedores dos mais diversos segmentos da indústria, comércio e serviços recebem atendimento, de forma gratuita, enquanto os estudantes passam a conviver com os desafios do mercado.
“Trata-se de uma relação em que todos ganham, os empresários, as faculdades, os universitários e o ambiente do mercado de trabalho, que contará com profissionais mais capacitados”, explica.
Perdomo reforça que o Negócio a Negócio promove uma interação empírica entre o que os estudantes aprendem em sala de aula e as vivências do dia a dia. “Assim, eles podem aprender além do que é previsto e consolidar todo este conhecimento”, reforça o consultor do Sebrae/PR.
O Programa
Desenvolvido de maneira gratuita, o programa oferece orientações de gestão empresarial, por meio de visitas de agentes, estudantes e tutores, credenciados pelo Sebrae/PR. Diferente das consultorias da entidade, o foco não são mudanças estruturais, mas, melhorias rápidas nas áreas de finanças, mercado, pessoas, planejamento e organização.
Em seus cinco anos de atividade, o programa Negócio a Negócio coleciona mais de 190 mil histórias de transformação da história de microempreendedores individuais e empresários de microempresas, nos 399 municípios paranaenses.
Para o segundo semestre deste ano, está prevista a divulgação do edital direcionado as instituições de ensino superior que desejam ser parceiras do Sebrae/PR no programa para as turmas de 2018.
Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no escritório da entidade, em Paranavaí pelo telefone (44) 3424-5550, e no escritório de articulação de Cianorte, pelo telefone (44) 3631-1550.