Natureza e vida
Rogério J. Lorenzetti*
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana" (Charles Darwin)
Enquanto escrevo este artigo, ouço o grasnar da bela Arara vermelha que vem costumeiramente visitar a árvore denominada "Sete Copas" em frente à nossa residência. Busca os frutos da mesma, que ela aprecia muito.
A natureza da região Noroeste do Paraná se recompõe e permite à população apreciar belos espécimes, alguns já em processo de extinção, tais como pássaros, felinos e demais animais, assim como árvores, arbustos e outras plantas que compuseram a bela diversidade da nossa região na mata que abrigava a flora e a fauna originais.
Contribui para tanto a conscientização das crianças nas escolas e a preservação do que se denomina "corredores de biodiversidade" que nada mais é que a preservação das áreas ribeirinhas das nascentes e dos rios da região, conduzida pelos produtores rurais, seguindo a legislação ambiental.
Estas pequenas matas permitem a circulação dos animais entre as poucas reservas existentes, facilitando a procriação e levando sementes de espécimes naturais fazendo com que a natureza, de forma lenta porém contínua, faça seu trabalho preservando a vida existente.
Enganam-se aqueles que pensam que viveremos sozinhos, ou acompanhados somente das espécimes que nos dão o alimento ou itens para o conforto no planeta. A vida é um complexo frágil de ecossistemas onde todas as espécimes que compõem a fauna e flora têm uma função na preservação dos recursos naturais.
Hoje observamos a volta de grandes predadores como as onças, o que atesta o caminho correto no sentido da preservação ambiental no nosso estado. É visível para quem viaja de avião rumo ao restante do país a boa conservação do nosso querido Paraná, o que deve servir de orgulho a todos nós, habitantes deste estado da federação.
Fazer nossa parte contribuindo para a preservação do planeta, destinando adequadamente o lixo, não contaminando nossos mananciais aquíferos, ajudando a cuidar dos animais domésticos e silvestres, plantando e conservando as árvores (algumas frutíferas para a alimentação destes), são atitudes inteligentes e apropriadas para que possamos preservar as novas gerações pelo menos com os mesmos recursos que nossos antepassados nos deixaram.
A tarefa de cuidar dos recursos da mãe Terra é de todos, ou não fará sentido nossa efêmera vida e seremos apenas frágeis espécimes que a natureza (por intercessão divina) assim como permitiu nossa existência, se encarregará da nossa extinção.
*Rogério J. Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí, período de 2009/2016