Criando sensações

Por Mariá Surjus
Você certamente já deve ter percebido como os ambientes têm diminuído suas metragens, e aí fica a dúvida: como deixar esses ambientes agradáveis?
Trabalhar com decoração e design de interiores torna-se um desafio para reverter essa situação, ou pelo menos, trazer maior conforto para o cliente! Hoje vou falar algumas dicas para trazer um conforto visual rápido e prático de se fazer. Se sua sala é pequena e deseja aumentá-la, mas não quer fazer quebradeira nem reformas, é possível sim dar uma sensação de maior amplitude apenas usando corretamente a cor e tons nas paredes, teto e piso.
As cores que estão aplicadas nas paredes de um ambiente podem refletir em efeitos que muitas vezes não imaginamos. Podemos usufruir de certos truques assim causando certa ilusão de que o ambiente é muito maior do que ele realmente é, garantindo um melhor conforto no dia a dia das pessoas que moram ou frequentam o local.
Pintando a parede do fundo de um cômodo de um tom mais escuro, pode dar a sensação de menor profundidade, já usando uma cor mais escura em duas paredes opostas, podemos ter a impressão que esse ambiente é retangular ao invés de quadrado. Para dar a sensação de ambiente mais largo em um corredor ou uma área de circulação, pode ser pintada a parede de fundo e o teto com uma cor mais escura que as demais.
Se o teto da sua sala for baixo, deve-se pintar ele de uma cor mais clara que demais paredes, usando branco puríssimo no teto e branco “sujo” nas demais paredes, resultarão em um ambiente mais amplo, já para o efeito contrário, usar uma cor mais escura no teto, tende a passar que o teto está mais baixo do que realmente é.

Todas essas dicas são práticas e fáceis de serem aplicadas, mas sempre com auxílio de um profissional e escolhas adequadas tanto de cores como tonalidades.
Mariá Surjus – arquiteta e urbanista, graduada pelo Centro Universitário Filadélfia, e pós-graduada em Master em Arquitetura e Lighting. Desde 2012 exerce sua profissão com seu escritório SOUL arquitetura + interiores. Confira: www.arquiteturasoul.com.br.