Além de Paranavaí, outras nove dioceses aguardam novos bispos

Paranavaí está oficialmente sem bispo desde o dia 21 de junho deste ano com o anúncio da transferência de dom Geremias Steinmetz para a Arquidiocese de Londrina, cuja posse aconteceu no sábado 12 de agosto.
Na última quarta-feira foi escolhido como administrador diocesano, o padre Sílvio César Pereira. Ele permanece na missão de administrar a instituição Igreja Católica até que outro bispo seja nomeado.
Mas, como já havia antecipado o padre Sílvio, a nomeação do novo bispo deve demorar. A expectativa é que seja definido em até um ano e meio, prazo que numa visão otimista pode ser encurtado em cerca de seis meses. Esse período, embora longo, se justifica pelo número de dioceses sem bispos atualmente, chamadas sedes vacantes.
ESCOLHA – Na última quarta-feira o Colégio de Consultores da Diocese, composto por sete religiosos, se reuniu na Cúria e definiu o padre Sílvio César Pereira, 43 anos, para a função de administrador diocesano. Ele acumula a atividade de pároco da Catedral Maria Mãe da Igreja.
Na sua primeira entrevista após o escrutínio, declarou que pretende dar sequência ao trabalho realizado na Diocese, sempre em conjunto com o Colégio.
Como antecipou, não se trata de ocupar o lugar do bispo, mas sim, de trabalhar as questões da Igreja e preparar a chegada do novo pastor. Disse que o foco deste período será a evangelização. A Diocese tem 35 paróquias e população estimada em 250 mil pessoas.
É a segunda vez que Paranavaí tem um administrador diocesano. Na primeira vez, após a saída de dom Sérgio Aparecido Colombo em 2008, o padre Ilson Luiz da Graça foi administrador diocesano, permanecendo na função até 2011, com a chegada de dom Geremias Steinmetz.
HISTÓRIA – A Diocese de Paranavaí foi fundada em 1968 e teve dom Benjamin de Souza Gomes como o primeiro bispo, permanecendo até 1985. Ele faleceu em 17 de novembro de 1995.
Um ano antes, chegou a Paranavaí o bispo dom Rubens Augusto de Souza Espínola, que exerceu as funções até 2003, quando passou a bispo emérito. Reside em Paranavaí.
Neste período a Diocese teve ainda o bispo-coadjutor dom Elizeu de Morais Pimentel, que sucederia dom Rubens. Dom Elizeu faleceu em 27 de fevereiro de 2003, ainda na condição de coadjutor (bispo auxiliar com direito a sucessão).

SEDES VACANTES

Conforme relação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atualizada dia 12 de julho último, são dez dioceses sem o pastor.
Além de Paranavaí, estão nesta condição: Guarabira (PB), desde 13 de julho de 2016; Cametá (PA), desde 17 de agosto de 2016; Lages (SC), desde 30 de novembro de 2016; Teixeira de Freitas (BA), desde 01 de fevereiro de 2017; Campina Grande (PB), desde 08 de março de 2017; Caxias (MA), desde 19 de abril de 2017; São José dos Pinhais (PR), desde 19 de abril de 2017; Carolina (MA), desde 05 de julho de 2017; Petrolina (PE), desde 12 de julho de 2017.