Resgate da dignidade
Rogério J. Lorenzetti*
Ao final do mandato, em dezembro de 2016, não tínhamos moradores de rua em Paranavaí, situação que destaca a cidade no universo das cidades do mesmo porte no Brasil. A nossa assistência social, bem equipada e com profissionais qualificados, vem fazendo um trabalho fundamental na atenção às famílias em situação de risco.
Por meio de um programa inédito na área habitacional, em parceria com os governos federal e estadual, conseguimos abrigar milhares de famílias nas casas construídas em conjuntos populares, para pessoas de baixa renda, dotados de infraestrutura compatível com o numeroso contingente de moradores (escolas, postos de saúde, creches, Centro da Juventude e outras benfeitorias foram feitas para dar a atenção necessária às pessoas).
Através de pequenas prestações, estas famílias puderam tornar-se proprietárias de um bem essencial na vida, que é a casa própria. Ter um endereço fixo, com acesso a serviços públicos de qualidade nas áreas da saúde e educação, é o resgate da dignidade necessário para uma vida plena. Atenção permanente a estas famílias vulneráveis é um compromisso dos mais importantes da administração pública.
Nossa querida Paranavaí teve recentemente divulgados seus índices de emprego formal, apresentando um dos maiores crescimentos de vagas de trabalho do Paraná, fruto de políticas públicas agressivas que desenvolveram nossa
microeconomia local, com destaque para os investimentos no agronegócio e na construção civil (investimentos do PAC, saúde, educação, pavimentação, levada também à periferia, entre outros).
Ao abrir centenas de novas vagas em creches municipais (construídas ou reformadas) e ampliar as escolas de tempo integral, o município conseguiu liberar mães para empregos formais, aumentando a renda das famílias, principalmente aquelas de menor poder aquisitivo.
Esta verdadeira roda da fortuna, continua a dar bons resultados fazendo com que nossa cidade receba investimentos e consolide sua posição de polo regional de serviços e comércio.
Importante que a população continue acreditando no nosso desenvolvimento. Ele deve ser acompanhado da devida justiça social atendida por políticas públicas efetivas e com a segurança reforçada pela ação dos nossos órgãos policiais (agora acrescidos de uma bem treinada e qualificada Guarda Municipal).
O crescimento deve ser uma constante e depende de ações governamentais, mas uma atitude positiva e otimista por parte da maioria dos moradores precisa continuar para conservar um ambiente favorável ao desenvolvimento, dando condições de vida digna às famílias que residem na nossa comunidade.
*Rogério J. Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí, período de 2009/2016