Acordo estabelece reajuste salarial de 5,2% para empregados no comércio

Comerciários de Paranavaí terão reajuste salarial de 5,2%. É o que determina a Convenção Coletiva do Trabalho assinada recentemente pelos presidentes sindicais que representam patrões (Sivapar) e empregados (Sindoscom), respectivamente, Edivaldo Cavalcante e Leila Vanda Aguiar.
Com a aplicação do índice, o piso dos trabalhadores no comércio passa a ser de R$ 1.283,55. Para atividades correlatas (office-boy, faxineira, arrumadeira, empacotador, cobrador e aprendiz), o valor mínimo a ser pago é R$ 1.269,40.
De acordo com o documento, “a diferença salarial, inclusive em horas extras e em verbas contratuais, referente ao mês de junho de 2017 deverá ser paga até o quinto dia útil de agosto de 2017, com destaque em folha de pagamento”.
A proposta inicial apresentada pelo Sindoscom para o reajuste salarial era de 20%, com a intenção de chegar aos 10% durante as negociações. A contraproposta do Sivapar estava entre 4% e 5%, considerando que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor de maio (INPC), base para o cálculo, ficou em 3,35%.
CALENDÁRIO – O acordo formal entre as duas entidades sindicais estabelece uma série de critérios para guiar as relações de trabalho no comércio de Paranavaí. Também pontua como deve ser a abertura de empresas ao longo do período de vigência do documento.
O calendário comercial determina dias e horários para campanhas como Big Bang, que tem o objetivo de fomentar as vendas no centro e nos bairros da cidade. Será nos dias 17 e 18 de janeiro de 2018, das 8 às 18 horas, e no dia 19, das 8 às 20 horas.
Também haverá horário especial de atendimento nos dias 24 e 25 de novembro de 2017, por causa das liquidações da Black Friday. No dia 24 (sexta-feira), o expediente será das 9 às 22 horas. No dia 25 (sábado), das 9 às 17 horas.
NATAL – As comemorações natalinas de 2017 no comércio de Paranavaí terão início no dia 8 de dezembro, com a chegada do Papai Noel. A partir de então, as lojas da cidade abrirão em horários diferenciados.
De segunda a sexta-feira, o expediente se estenderá das 9 às 22 horas. Aos sábados, das 9 às 17 horas. No domingo, dia 17, das 9 às 17 horas. A Convenção Coletiva também prevê abertura das lojas em horário diferenciado no dia 30 de dezembro, das 9 às 15 horas.