A arte da comunicação

*Rogério J. Lorenzetti

Comunicação existe desde os primórdios da humanidade. No início predominantemente oral ou através de sons produzidos de diversas formas, seja com instrumentos rústicos como troncos ocos ou de forma mais sofisticada para a época, como tambores ou flautas.
Inicialmente reunidos em volta de fogueiras os humanos ouviam dos mais velhos, as experiências que importavam para a sobrevivência e os relacionamentos. Não havia a escrita como conhecemos hoje e o vocabulário era muito restrito. Usavam sinais e gestos acompanhado de sons que, por repetição se tornaram o que hoje conhecemos como linguagem.
A seguir o conhecimento era reproduzido por livros escritos um a um e a leitura era privilégio de poucos, geralmente nobres e religiosos. A partir da idade média, com  a invenção da prensa, o conhecimento evolui com o registro em publicações, democratizando e universalizando a história e os avanços humanos.
Hoje a Internet inaugura uma nova forma de comunicação, com arquivos digitais e acesso fácil a informações e notícias. Muito embora ela contribui de forma inquestionável para a evolução do conhecimento, ainda não substitui as formas convencionais de comunicação,  na minha modesta opinião.
A  informação dos acontecimentos ainda é predominantemente feita pela imprensa escrita, falada e televisiva, com textos mais completos e com alcance muito mais abrangente na população. Muitas mensagens amplamente divulgadas nos grupos sociais, são extraídas dos meios convencionais de comunicação, através de textos produzidos por profissionais de comunicação e são essenciais para a formação da opinião pública.
Nada substitui a boa leitura e acesso a informação produzida de forma profissional. Claro que sempre temos mau uso ou excessos, com críticas exacerbadas ou ofensas pessoais, mas a divulgação dos acontecimentos é fundamental para o desenvolvimento da humanidade.
Os veículos tradicionais de divulgação prestam um serviço importante, através da cobertura de notícias de forma mais ampla e com a expressão da opinião de pessoas qualificadas para tanto, contribuindo de forma indelével para  o crescimento das pessoas e das comunidades.
Comunicar bem sempre foi e será essencial para o progresso da humanidade e das comunidades, afinal como dizia um dos nossos grandes comunicadores brasileiros,  o Chacrinha, "Quem não se comunica se estrumbica" ou o ditado árabe "Mais vale uma ação bem divulgada que mil sem divulgação".
Agradeço o editor do jornal Diário do Noroeste a permanência desta coluna de opinião, facultada pelo jornal de maior circulação do noroeste do Paraná,  cujo espaço espero continuar merecendo. Os textos divulgados expressam a minha opinião e visam contribuir para a formação de pensamento nas diversas áreas abordadas.

Rogério J. Lorenzetti – Prefeito de Paranavaí,  gestão 2009/2016