A Florada dos Ipês

Rogério Lorenzetti*
Nossa região assiste, um pouco antecipada, a florada dos ipês roxos, abundantes na área urbana de Paranavaí.
Se assemelham a buquês floridos, encantando os moradores pela beleza, destacando-se na paisagem como verdadeiros enfeites urbanos nesta fase.
Uma vez questionei o prefeito José Vaz de Carvalho qual obra ele considerava mais importante como sua contribuição para a cidade, tendo em vista que, durante os três mandatos, ele fez inúmeras obras de infraestrutura e prédios públicos, além de ter participado de diversos setores da vida pública e privada, como médico e político.
Para minha surpresa ele afirmou: "das muitas obras que fiz, a que mais me alegro foi de ter arborizado Paranavaí. Hoje passeio pelas ruas e vejo a importância que as árvores têm na qualidade de vida e beleza da cidade".
Muitas vezes as pessoas, envolvidas na correria do dia a dia, não se apercebem da importância que as árvores representam na sua vida.
Caminhando pelas ruas buscamos sempre o trajeto mais sombreado. Cidade de altas temperaturas, Paranavaí se destaca pela sua arborização, sempre elogiada por nossos visitantes. Uma árvore de porte pode significar conforto térmico equivalente a um potente ar condicionado instalado frente à nossa moradia.
Algumas pessoas, inadvertidamente, solicitam podas drásticas ou o corte, puro e simples, quando a queda de folhas ou flores ocorre ou raízes avançam na calçada, sem lembrar do conforto e beleza que a existência de uma árvore frente à residência proporciona.
O plantio de árvores está sendo cobrado, através de notificações às pessoas que se comprometeram em repor cortes solicitados por diversos motivos, mas não devemos aguardar a visita do fiscal para fazer o que deveria ser feito pela consciência da necessidade de cuidarmos do meio ambiente.
Todos nós que recebemos o privilégio da vida devemos, como contribuição às futuras gerações, plantar ao menos uma árvore durante a nossa existência.
Este ato de amor pelo nosso planeta vai, entre outros benefícios, dar aos nossos descendentes o mesmo prazer de contemplar novas floradas, presentes de Deus que garantem a vida.