A IMPORTÂNCIA DO UNIFORME

*Por Fabiano Palestras*

Gostaria de compartilhar com você, empresário, uma experiência por mim vivida e que, sem dúvidas, traz desconforto a seus potenciais clientes. Recentemente, mais precisamente em dezembro de 2016, mês de grande fluxo de vendas nas empresas, ou seja, momento em que as lojas de varejo ficam cheias de consumidores, realizei compras para presentear familiares e eis que me deparei com um problema em várias delas: a falta de uniforme e crachá. Você deve estar se perguntado: qual o problema nisso?
Vou explicar…
Imaginem a situação ao adentrar em um estabelecimento comercial, lotado de pessoas, instintivamente seus olhos buscarão identificar/encontrar um vendedor em meio às pessoas. Mas como encontrá-lo se ele não estiver uniformizado e com crachá de identificação com nome e cargo?
Realmente, é uma tarefa difícil, principalmente se estivermos em um estabelecimento em que não somos clientes “fiéis” ou onde já conhecemos os vendedores. Bem, passei por essa situação e tenho certeza que muitos leitores também já passaram. Sem dúvida o cliente fica no mínimo, constrangido! Mas por que muitos empresários não dão a atenção necessária nessa questão?
Em alguns trabalhos de consultoria que realizei, a maior reclamação é quanto aos custos para se confeccionar os uniformes, tendo em vista algumas exigências legais. Devo ressaltar que esses argumentos partem do princípio de que o desenvolvimento e aquisição de uniformes para os colaboradores são gastos e não são considerados investimentos para o negócio. Digo investimento, porque esses uniformes são vistos tanto pelos empreendedores de visão como por muitos consumidores como uma forma de comunicação entre a empresa e a sociedade, uma peça que identifica a marca da empresa ou um cartão de visita.
Em um artigo publicado, vemos que “os benefícios que seu uso traz são diversos e vão desde o conforto e economia de tempo e dinheiro para o funcionário à adequação do ambiente de trabalho que reflete bom gosto e respeito pelos clientes. A roupa profissional tornou-se sinônimo de praticidade, modernidade, conforto, segurança, durabilidade e, atualmente. Além disso, é um componente que contribui para estimular a autoestima dos funcionários e divulgar a imagem e a marca da empresa”.
Por fim, devo ressaltar os cuidados no momento de escolher o modelo de uniforme, pois deve-se observar se este é confortável e cômodo, bem como atender às questões climáticas da região onde a empresa está instalada, para que os colaboradores sintam-se bem ao utilizá-lo diariamente e que sua marca circule por toda cidade ou até mesmo no mundo, tendo em vista a infinidade de fotos que as pessoas postam nas redes sociais.
Grande abraço e até a próxima!

*Fabiano Palestras é professor universitário, palestrante e consultor empresarial