A infância pede socorro!!!

O tema violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade de contexto mundial e no Brasil não é algo diferente. O abuso sexual é uma triste realidade que ocorre com nossas crianças e adolescentes em todas as classes sociais, independente do nível de escolaridade, raça etnia e religião.
Para tanto, o Conselho Tutelar, órgão que zela pelos direitos da criança e do adolescente atuam junto a essa demanda, geralmente em casos de famílias mais pobres, ou seja, onde a família está em diversas situações de vulnerabilidade social. O que não significa que não ocorra nas famílias mais ricas.
Os abusadores na maioria das vezes são pessoas mais próximas da família, da vítima, ou uma pessoa em quem a criança e/ou adolescente confia. E, por ser alguém próximo, acaba se aproveitando da situação e consegue que a vítima fique em silêncio por meio de ameaças, violência psicológica ou sedução, com presentes e privilégios.
Contudo, devemos ficar atentos às mudanças de comportamento da criança e do adolescente. Alguns sinais como: ansiedade excessiva; presença de pesadelos, conversas ou gritos durante o sono; dificuldade ou medo de dormir; perda ou excesso de apetite repentino; fazer xixi na cama; presença de sangramentos, doenças sexualmente transmissíveis dentre muitos outros.
Ao identificar que está acontecendo o abuso ou a exploração sexual de crianças e adolescentes, primeiramente é preciso ter claro que não denunciar o abuso sexual pode ser fatal para a vítima. Conforme o artigo 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente,
Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção a saúde e de ensino Fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente dos casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus tratos contra criança ou adolescente:
Pena: multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência. ECA/90.
No ano passado o Conselho Tutelar de Paranavaí atendeu 32 casos que envolvem suspeita de violência sexual contra crianças e adolescentes, já no corrente ano até o mês de Abril o Conselho Tutelar de Paranavaí tem em seus registros 16 casos novos, os quais foram encaminhados a atendimento social, de saúde e noticiados à Oitava Subdivisão Delegacia de Polícia Civil.
Em casos de suspeita de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, comunique imediatamente o Conselho Tutelar, evite tomar atitudes de falar com a família, pois se o abusador fizer parte da família poderá agir de forma a evitar a ação do Conselho Tutelar e da Polícia Civil.
Você deverá fazer a denúncia ligando para o Conselho Tutelar nos seguintes telefones: (44) 3902-116 ou Plantão (44) 99133-0702. A denúncia também pode ser feita através do DISQUE 100.

EQUIPE DO CONSELHO TUTELAR DE PARANAVAÍ/PR