A instalação do município e da comarca Nova Londrina é comemorada neste domingo

A diferença entre as datas é mera formalidade. A criação é um ato documental, tanto para o município, quanto para a Comarca. Formalizada com ato público e solene, a instalação do município ocorre com a posse do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores.
Já a instalação de Comarca, também realizada em audiência pública e solene, ocorre depois de verificados alguns requisitos como: edifício público de domínio do Estado com capacidade e condições para a implantação do fórum, isto é, devidamente mobiliado e estrutura humana de forma a atender todas as necessidades do serviço forense, entre outras exigências legais.
A criação de Nova Londrina aconteceu no dia, 02 de dezembro de 1954, por intermédio da lei Estadual nº 253-54 (§ 5º do Art. 1º). A empresa povoadora, criada em 1950, denominada Companhia Imobiliária Nova Londrina, formada por Silvestre Dresch, Armando Valentin Chiamullera, Leopoldo Lauro Bender, Ewaldir Bordin e Salin Zaidan, foi a que colonizou Nova Londrina.
O nome dado ou município é uma homenagem à cidade norte paranaense de Londrina, considerado um dos maiores fenômenos em termos de colonização em todo o país.
Como “município novo” Nova Londrina, mobilizou sua gente para escolher seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo municipal. Após intensa campanha, em 03 de outubro de 1955, foi realizada a primeira eleição municipal do novo Município de Nova Londrina, onde foram eleitos os primeiros representantes para o mandato de 4 anos.
Com 578 votos válidos dos eleitores, sem a figura do Vice, Avelino Antônio Colla tornou-se o primeiro prefeito de Nova Londrina totalmente emancipada através da Lei Estadual nº 253-54.
Em 06 de janeiro de 1956, dava-se a sua instalação. Nesse dia, no antigo Hotel Nova Londrina, na época, também conhecido como “Hotel do Maia”, tomaram posse os primeiros membros da história do legislativo e do executivo de Nova Londrina, democraticamente eleitos pelo povo, tendo como primeiro Presidente da Câmara de Vereadores, o pioneiro José João Budel.
Graças ao povo ordeiro, dedicado e trabalhador, que aqui fixaram residência, Nova Londrina rapidamente alcançou um ritmo acelerado de crescimento e prosperidade, conquistado por isso a codinome de "Cidade Rainha do Noroeste do Paraná".
No governo municipal (06/01/1960 a 05/01/1964) de João Soares Fragoso, pela Lei Estadual nº 4.336, de 21 de janeiro de 1961, foi criada a comarca de Nova Londrina.
De forma sucinta, a criação e instalação da comarca de Nova Londrina só ocorreram graças à união e coordenação dos esforços de todos integrantes da sociedade nova-londrinense. A comunidade daquela época não mediu esforços para este grande feito.
Para atender os requisitos estabelecidos em lei, além das articulações políticas que foram realizadas, era necessário dinheiro e o município não tinha condições de arcar com todas as despesas, para isso, a mobilização foi geral: um livro ouro foi criado.
Este livro “correu” a praça e todos que foram intimados para ajudar não se furtaram para esta causa. Segundo relatos de moradores da época, o prazo determinado pela lei estava se inspirando e o dinheiro coletado não foi suficiente para cumprir todas as metas para a consolidação da Comarca.
Para a efetivação da instalação, faltava o mais caro, ou seja, o prédio do Fórum. Dona Odete Cola relata que: “o saudoso Avelino Antonio Cola, primeiro prefeito de Nova Londrina, para resolver este grande problema, cedeu o edifício de nossa propriedade para a instalação do Fórum (parte superior do prédio onde está localizado atualmente o Banco Bradesco).
Para ele e nós da família, foi motivo de muita satisfação e alegria poder ter contribuído para tal feito”, relata.
A cerimônia de inauguração do Fórum e Instalação da Comarca deu-se no dia 15 de março de 1964, sendo o primeiro Juiz de Direito o Dr. Ronaldt Grollmann e José Raimundo atuou como primeiro Delegado. Neste período, Dr. Olivier Grendene liderava o município na qualidade de prefeito (06/01/1964 a 30/01/1969).
No Brasil, comarca é um território abrangido por um ou vários juízes, compreendendo um ou mais municípios. Elas são divididas em três hierarquias de acordo com o movimento do Fórum, densidade demográfica, receitas públicas, meios de transporte, situação geográfica e fatores socioeconômicos de relevância: entrância inicial, intermediária e final.
A Comarca de Nova Londrina é atualmente composta de quatro municípios, o município de Nova Londrina que dá nome à comarca, os municípios de Diamante do Norte, de Itaúna do Sul e o de Marilena.
DA ESTRUTURA – A estrutura do Fórum da Comarca de Nova Londrina, obteve avanços significativos nos últimos anos possibilitando uma melhoria no trabalho dos juízes, promotores, defensores, funcionários e acima de tudo, comodidade para aqueles que buscam os serviços.
Atualmente sua estrutura é composta por: Cartório Distribuidor, Cartório Cível e Anexos, Cartório Criminal, Juizado Especial Cível, Juizado Especial Criminal, Direção do Fórum, Gabinete do Juiz, Gabinete do Promotor, Sala das Audiências, Salão do Júri Cantina, Sala dos Oficiais de Justiça e Sala da OAB.
Outra grande conquista da Comarca é a Casa Lar, localizada em sua sede. O Conselho Tutelar, que também faz parte desta importante e grande estrutura, se faz presente em todos os municípios integrantes da Comarca.
Na Comarca de Nova Londrina os Ofícios do Foro Extrajudicial, encontram-se instalados em sua sede, o Cartório de Registro de Imóveis e Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos, sendo que, o de Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Jurídicas e Títulos e Documentos, encontram-se em todos os municípios da comarca.
A Comarca de Nova Londrina possui Juízo Único, sendo classificada como comarca de Entrância Inicial e, atua como Juíza de Direito Titular a Dra. Juliana Cunha de Oliveira, no Ministério Público, o Promotor de Justiça Titular, Dr. Diego André Coqueiro Barros, na qualidade de Delegado da Polícia Civil, está o Dr. Alysson Gabriel Santos Nunes Tinoco e como comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de Nova Londrina, o Aspirante Oficial PM Rodrigo Escarmanhani Rodrigues.
O prefeito Dornelis e o vice Vico, destacam a importância desta data. “A Instalação do Município ocorrida em 06 de janeiro de 1956 e a da Comarca realizada em 15 de março de 1964, constituem um marco muito importante para a população local e dos municípios circunvizinhos, uma conquista da sociedade, forjada em sonhos e no trabalho de cada um dos cidadãos, que de uma forma ou outra, contribuíram para o progresso e desenvolvimento do Município e da Comarca de Nova Londrina”, enfatizam os gestores. (Por: Euclides Kerntopf, Assessor de Imprensa)