“A medicina precisa avançar em nossa região”, diz Laércio de Freitas

“Na saúde, a demanda é sempre maior. O CIS/Amunpar, pra mim, é um grande desafio. Nosso sonho é que não tenhamos mais que mandar pacientes para outras cidades, a medicina precisa avançar em nossa região”.
Foi o que disse ontem o prefeito de Paraíso do Norte, Laércio de Freitas, ao tomar posse como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (CIS/Amunpar). Ele defende uma aproximação maior entre o Consórcio e os 28 municípios. Freitas tomou posse ontem em solenidade no auditório do CRE, em Paranavaí.
“Vamos aproximar ainda mais o CIS/Amunpar dos secretários municipais de Saúde, são eles que sabem quais são as principais demandas”, disse o novo presidente.
Laércio disse que nesse primeiro momento irá se reunir com servidores do CIS para saber da situação dos contratos vigentes de prestadores de serviços. “Vamos ver no que dá pra gente avançar, os contratos serão avaliados um a um”, disse.
Consciente que não terá um grande orçamento para gerenciar, Laércio de Freitas disse que será um desafio presidir o Consórcio. “Vamos fazer mais com que temos”.
Quanto a demanda reprimida de mais de 5 mil atendimentos com especialidades, adiantou que algumas medidas podem ser adotadas, como mutirões de atendimento e novos contratos com prestadores de serviços. “Temos que trabalhar para diminuir essa fila de espera, vamos sentar com os secretários municipais e discutir soluções”. 
O prefeito de Santa Mônica, e ex-presidente do Cis/Amunpar, Sérgio Ferreira fez uma breve prestação de contas, relatando algumas conquistas durante os dois mandatos que esteve à frente do Consórcio. 
“O CIS/Amunpar é dos 28 municípios da Amunpar, tenho certeza que fiz um bom trabalho”, enfatizou Sérgio, que se colocou á disposição do novo presidente. 
O presidente Laércio de Freitas enfatizou que o compromisso assumido é uma grande responsabilidade, e espera trabalhar em conjunto com os demais prefeitos. “Nosso compromisso é com os 28 municípios consorciados e seus munícipes”, disse, adiantando que irá “brigar” com os governos estadual e federal na busca de recursos para o CIS/Amunpar. 
Laércio foi eleito por aclamação durante a eleição realizada no último dia 15 de fevereiro, sua gestão a frente do CIS/Amunpar encera em 31 de dezembro de 2020.