A reação do Santos no Brasileirão
No último domingo, o Santos conquistou mais uma vitória no Brasileirão e confirmou o bom momento que vive. Com o triunfo por 2 a 0 sobre o Paraná, o Peixe alcançou a oitava posição na tabela e começou a ter ambições maiores na competição.
Está a sete pontos de distância do Atlético-MG, sexto colocado, justamente o último time que se classificaria para a Libertadores. Mas o crescimento do Santos pode ser explicado por algumas novidades no time.
Uma das maiores mudanças foi a contratação do técnico Cuca, após a demissão de Jair Ventura. O começo não foi tão animador: com dois empates e uma derrota, chegou a flertar com a zona de rebaixamento.
Mas um jogo marcou uma nova história de Cuca no Santos. Mesmo com a eliminação, o triunfo por 2 a 1 sobre o Cruzeiro no Mineirão, pela Copa do Brasil, indicou caminhos para a reação do Santos.
Desde então, foram cinco jogos pelo Brasileirão com um aproveitamento de time campeão. Foram quatro vitórias e um empate, contra o Grêmio. Em nenhum desses jogos, o goleiro Vanderlei foi vazado.
O miolo de zaga não tem se repetido tanto. Com Gustavo Henrique como o jogador mais usado, Cuca não tem medo de revezar atletas como Robson Bambu, Lucas Veríssimo e Luiz Felipe, que têm dado conta do recado.
“Estamos há oito jogos invictos, sete sem tomar gol. Isso é construção, eles estão se motivando em cima dessa estrutura. Quando ela cair, vai ser hora de construir outra”, comentou o treinador.
O crescimento da defesa santista, por si só, já seria motivo para fazer a equipe subir na tabela. Mas no ataque também tem brilhado a estrela de uma cria da Vila Belmiro. Mais à vontade desde a chegada de Cuca, Gabigol passou a ser mais decisivo para o Santos.
O camisa 10 foi às redes seis vezes nos últimos quatro jogos pelo Brasileirão. Com os últimos dois, marcados diante do Paraná, assumiu a artilharia isolada da competição.
Mas não são só os 12 gols marcados na competição. Sob o comando de Cuca, Gabriel recuperou sua confiança e chegou até a ser capitão do time em algumas oportunidades.
O próximo compromisso do Santos é um clássico na Vila Belmiro. No próximo domingo (16), o Alvinegro recebe o São Paulo, em um grande teste para a boa fase do Peixe.