A volta por cima

Rogério Lorenzetti*

Inegável a grande contribuição da laranja ao desenvolvimento do Noroeste do Paraná. Atividade iniciada no final dos anos 80, ela passou diversas fases, algumas de bonança e outras de problemas.
O momento atual é bom e estimula a ampliação dos pomares, fato que já vem ocorrendo entre aqueles que produzem a fruta, seja para o mercado in natura ou para esmagamento e produção de suco.
Atividade trabalhosa que requer grandes investimentos, ela passou por diversas crises, seja na produção com intempéries climáticas ou preços baixos e também doenças que vão desde o histórico cancro cítrico até mais recentemente o Greening, praga que afetou pomares em todo o mundo.
A região conta com aproximadamente três centenas de produtores, altamente qualificados, usando tecnologia de ponta, bem como algumas indústrias de extração do suco para consumo no mercado interno e externo.
Necessitamos ampliar rapidamente nossos pomares e estamos fazendo isso. Com apoio de crédito rural ou com recursos próprios nossos produtores estão dando conta do recado e possibilitando as indústrias planejarem o futuro.
Desnecessário dizer da importância da atividade como geradora de milhares de empregos e formadora de renda para o campo bem como produtores e demais trabalhadores na atividade, seja no campo ou na cidade.
Urge um programa, feito em parceria com os governos, agricultores, indústrias e demais interessados, visando ampliar os pomares, pois muitos estão no final do ciclo produtivo e outros comprometidos com pragas e declínio das plantas.
Teremos novidades na área, pois já iniciamos conversas neste sentido com os envolvidos nesta atividade e as instituições de apoio e fomento.
Afinal, a laranja pode tornar nossa região ainda mais próspera e rica e não podemos perder esta boa situação de mercado que se desenha, oportunizando àqueles que acreditam nesta atividade um futuro promissor.
Vamos fazer o dever de casa e teremos bons resultados em médio prazo. Mas para que isso aconteça devemos acreditar, investir e trabalhar como sempre fizemos.

*Rogério Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí, período de 2009/2016.