Abastecimento foi normalizado, informa Sanepar

O abastecimento de água está totalmente normalizado em Paranavaí desde a madrugada de ontem. A confirmação é do coordenador comercial da Unidade Regional, Anderson Silva. O fornecimento foi afetado no último domingo por causa de um problema elétrico na rede de captação.
Mesmo com os reparos necessários, a semana começou com falta de água em alguns pontos, por causa de ar em determinados pontos da rede de distribuição. Para resolver o problema, foram instaladas válvulas em determinados pontos, como informou ao DN na edição de ontem o gerente da Unidade Regional, Arnaldo Giovani Rech.
Anderson Silva disse ontem à tarde que o abastecimento deve estar regular em toda a cidade. Ainda assim, se houver problemas pontuais de desabastecimento em algumas áreas mais altas do perímetro urbano, o consumidor deve entrar em contato através do telefone 0800-200015. Até o meio da tarde de ontem não houve qualquer registro de reclamação. A distribuição em Paranavaí é por gravidade.
A interrupção no fornecimento de água não estava prevista pela Sanepar. Rech avalia que a situação não deverá se repetir nos próximos meses, mesmo considerando as altas temperaturas registradas durante primavera e verão, provocando picos de consumo.
Conforme o gerente, a Sanepar tem feito investimentos para ampliar a capacidade de captação de água e, então, expandir o fornecimento em toda a cidade.
Conforme preconiza a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, é recomendada a instalação de caixa d’água para os imóveis, pelo menos de 500 litros. Isso diminui o impacto de eventuais interrupções de fornecimento, já que quando há necessidade de reparos, a situação geralmente é normalizada antes de acabar a água do reservatório residencial. Paraíso do Norte também viveu problemas de abastecimento no final de semana. Naquela cidade a situação igualmente está normalizada, informa Anderson Silva.
NÚMEROS – Um dado que torna indispensável o uso racional da água: em agosto deste ano o consumo em Paranavaí foi 7,4% maior do que no mesmo período de 2016. Em relação a setembro, mantendo-se o ritmo de consumo da primeira quinzena do mês, o aumento poderá chegar a 15%. Paranavaí tem cerca de 25 mil ligações da Sanepar.
A média diária de consumo de água em Paranavaí é de 15 milhões a 16 milhões de litros, com picos de até 18 milhões. Economizar água é uma necessidade em tempos de consumo elevado. Reduzir o tempo do banho e fechar a cuba da pia ao lavar louça são orientações simples, mas que podem colaborar para o uso racional.