Aberta a temporada de trocas de presentes no comércio

Aquela camiseta que ficou grande demais. Ou o sapato apertado. O produto comprado pela internet que veio com defeito. Depois da entrega dos presentes de Natal, as trocas são inevitáveis, por isso, o coordenador do Procon de Paranavaí, Arquimedes do Amaral, fez algumas orientações para os consumidores.
A primeira instrução é que as etiquetas não sejam retiradas dos produtos. Amaral informou que as empresas não são obrigadas por lei a realizar a troca de roupas e calçados, por exemplo, se não houver defeito, mas fazem isso para fidelizar os clientes. “O prazo para fazer a troca depende da liberalidade de cada empresa”, disse.
No caso dos produtos eletroeletrônicos que precisam ir para a assistência técnica, o coordenador do Procon destacou que o conserto deve ser feito em 30 dias. Se não for possível, o consumidor pode pedir a substituição da mercadoria por outra semelhante, solicitar a devolução do valor pago ou escolher um produto diferente.
Se a compra foi efetuada pela internet, o pedido de troca por causa de algum tipo de defeito deve acontecer em até sete dias após o recebimento do produto. Quem se arrepender da negociação tem o mesmo prazo para solicitar a devolução do valor pago. O contato com a empresa precisa ser feito pelos meios de comunicação apresentados no site, por telefone ou via e-mail.
SERVIÇO – Em caso de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com o Procon de Paranavaí, ligando para (44) 3902-1055. O endereço é Rua Antonio Felipe, número 917. Hoje e segunda-feira, o expediente será das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Na terça-feira, véspera de Ano Novo, o atendimento se estenderá das 8 às 12 horas, voltando ao normal a partir do dia 6 de janeiro.

Na hora da troca, fidelizar clientes
Gerente de uma loja de calçados de Paranavaí, Fabio Ricardo de Oliveira disse que aproximadamente 25% dos clientes atendidos ontem foram até a empresa para trocar produtos. “É costume dos consumidores”, afirmou.
Por isso, o comércio se prepara sempre que o calendário marca datas comemorativas. Especialmente Natal. “Quando o cliente vem para fazer trocas, temos a oportunidade de vender mais. Ele pode querer levar um presente que ficou para trás ou aproveitar promoções”.
Nessas horas, o bom atendimento é fundamental. Moradora de Paranavaí, Ingrid Thalia Pontin foi até a empresa para trocar um par de calçados, presente de amigo secreto, por causa da numeração incorreta. “O atendimento foi ótimo. Pretendo voltar aqui mais vezes”, disse, satisfeita. (RS)