Abertura, extinção e baixa de empresas deverão ser feitas apenas pela internet

A partir de segunda-feira, todos os procedimentos para abertura, extinção e baixa de empresas deverão ser feitos pela internet, no portal Empresa Fácil (www.empresafacil.pr.gov.br). A regra valerá para todo o Paraná e garantirá mais agilidade e menos burocracia.
De acordo com o relator de processos da Junta Comercial de Paranavaí, Gilmar José dos Santos, a mudança resultará na redução de tempo e custos para a regularização dos negócios. “Vai facilitar tudo”, enfatizou. O que demorava até 60 dias, poderá ser resolvido em, no máximo, 72 horas.
Santos explicou que o site oferece informações de fácil entendimento, para que os empreendedores possam preencher todas as informações necessárias. O andamento da solicitação para registro da empresa poderá ser acompanhado pela internet.
Outra vantagem é que em vez de se deslocar até diferentes órgãos de licenciamento, por exemplo, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, o empreendedor irá apenas à sede da Junta Comercial. Lá, obterá inscrição na Receita Estadual, alvará junto à Administração Municipal e CNPJ.
A orientação do relator de processos da Junta Comercial de Paranavaí é que o empreendedor busque, antes de iniciar os procedimentos, ajuda de um profissional do ramo, para que todo o encaminhamento seja feito corretamente e não haja empecilhos para a abertura da empresa.
Em todo o caso, no dia 22 de setembro haverá uma oportunidade para esclarecimentos de dúvidas. Santos estará na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), das 8h30 às 10 horas, para conversar com contadores, advogados, empresários e afins sobre as mudanças.