Abstenção foi de 3,9% no primeiro dia de vestibular

A abstenção no primeiro dia do Vestibular de Inverno da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fafipa) foi de 3,9%. Isso representa que 56 dos 1.444 candidatos não compareceram para as provas e estão automaticamente eliminados da seleção. Integrante da Comissão de Vestibular, o professor Sebastião Geraldo Barbosa informa que o índice é normal, tomando por base os concursos anteriores.
O vestibular tinha encerramento previsto para ontem à noite com a realização das provas específicas de cada área do conhecimento. O primeiro dia não registrou incidentes. Desta vez não houve atrasos e nem pessoas querendo entrar após o fechamento das portas.
Alguns cursos vêm registrando baixa concorrência. Matemática, por exemplo, tem 2,06 candidatos por vaga. Já o Curso de Letras (Português-Inglês) tem concorrência um pouco maior – 2,44 inscritos por vaga. A maior concorrência é de Pedagogia, turma da noite, com 9,64 inscritos para cada vaga.
A pequena procura por Matemática e Letras revela dificuldades dos estudantes nas duas áreas durante o ensino básico, analisa. Por serem menos concorridos, os cursos podem atrair estudantes que apenas pensam em passar no vestibular, sem necessariamente ter afinidade com as áreas.
Tal situação causa outro reflexo: alto número de desistências. Matemática forma cerca de 50% dos estudantes matriculados. Letras tem índice um pouco acima, diplomando até 26 dos 40 matriculados em cada ano.
Para fazer frente ao índice de evasão, a universidade vem debatendo soluções. Uma delas é criar projetos de resgate do conteúdo, nivelando o conhecimento entre os alunos. O projeto já acontece em outras instituições, sem afetar a grade de cada curso.
O campus Paranavaí – Fafipa – é o maior da Unespar, recém-criada e cuja sede da reitoria está em fase de implantação na cidade. Tem cerca de 2.600 alunos nos cursos de graduação e pós-graduação. São 174 mil metros quadrados de área total, sendo 9.628 metros quadrados de área construída e outros 20.733 de estacionamento e espaço de convivência.