Abstenções e votos brancos e nulos somaram mais de 15 mil
Dos 58.219 votos apurados em Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara, 53.879 foram válidos. Brancos e nulos e abstenções somaram 15.317. O primeiro turno das eleições foi considerado tranquilo e dentro da normalidade, apesar das longas filas que se formaram em diferentes seções.
Chefe de cartório da 72ª Zona Eleitoral, Alethéia Barros Aparício informou que foram identificados problemas em todo o Paraná. Na Comarca de Paranavaí não foi diferente: em alguns casos o leitor biométrico não funcionou corretamente e foi preciso apor a assinatura manualmente.
A demora para votar também foi justificada pela quantidade de cargos: deputado federal, deputado estadual, senadores, governador e presidente. “Eram muitos números para digitar e as pessoas tiveram dificuldades”, disse Alethéia.
A extinção da 138ª Zona Eleitoral resultou na mudança de algumas seções eleitorais. Outras trocas foram feitas durante o cadastramento biométrico. Com isso, parte dos eleitores teve problemas para encontrar o local de votação, mas as equipes do Fórum Eleitoral de Paranavaí deram as devidas orientações.
Eram mais de 18 horas quando o último eleitor da Comarca de Paranavaí votou. Quem estava na fila a partir das 17 horas, quando a votação seria concluída, recebeu senha e conseguiu participar do pleito normalmente.
URNAS – Foi necessário efetuar a troca de três urnas eletrônicas ao longo do domingo, já que aquelas instaladas nas seções eleitorais apresentaram problemas. As substituições aconteceram nas escolas Curitiba, Ayrton Senna da Silva (Caic) e Pedro Real.
De acordo com a chefe da 72ª Zona Eleitoral, não houve confirmação de qualquer tipo de fraude nos equipamentos. A equipe do Fórum Eleitoral de Paranavaí chegou a receber ligações durante a tarde, informando sobre possíveis irregularidades, mas foram infundadas. A situação se repetiu em diferentes municípios paranaenses.
SEGUNDO TURNO – Os eleitores de todo o Brasil terão de voltar às urnas no dia 28 de outubro. No Paraná, só será necessário votar para presidente, já que o chefe do Governo do Estado foi definido no primeiro turno.
A expectativa de Alethéia é que o processo seja mais rápido do que no primeiro turno, graças à quantidade menor de números a serem digitados na urna eletrônica. O fato de os eleitores já terem identificado a seção também deverá contribuir para dar mais celeridade.
Quem não votou no último domingo e não compareceu a uma seção eleitoral para justificar a ausência terá até 60 dias para apresentar justificativa à Justiça Eleitoral. Mesmo assim, a abstenção não impede que o eleitor compareça para votar no segundo turno.
PLANTÃO – Até o dia 28 de outubro, a equipe do Fórum Eleitoral de Paranavaí atenderá de segunda a sexta-feira, normalmente, das 12 às 19 horas. Sábados e domingos, das 13 às 17 horas. No dia da votação, até que todos os serviços tenham sido concluídos.
Qualquer solicitação de informações pode ser feita pessoalmente, na Avenida Heitor Alencar Furtado, número 3.300. O telefone para contato é (44) 3423-1669.