Acadêmicos ocupam campus da Unespar de Paranavaí
Na noite de quarta-feira (16), acadêmicos ocuparam o campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Todos os pavilhões foram fechados pelos estudantes, exceto o bloco administrativo, que continua funcionando normalmente.
Eles ainda não apresentaram uma pauta oficial de reivindicações, mas garantiram que o protesto é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que tramita no Senado Federal e prevê o congelamento de investimentos públicos pelos próximos 20 anos.
A reforma do Ensino Médio estabelecida pela Medida Provisória (MP) 746 e a precarização das universidades públicas também foram citadas como motivações para a ocupação. De acordo com os estudantes, não há prazo para que permitam a reabertura das portas da Unespar, para a retomada das atividades.
Na noite desta quinta-feira (17), eles farão uma assembleia para avaliar o posicionamento de toda a comunidade acadêmica. A intenção é explicar o que levou à ocupação do campus, buscando, assim, o apoio de todos os alunos.