Ação alusiva ao Dia do Doador de Sangue amplia quantidade de coletas
Diariamente, mais de 40 pessoas vão ao Hemonúcleo Regional de Paranavaí para fazer a doação voluntária de sangue. Homens e mulheres com o propósito de ajudar quem precisa. Uma ação solidária que pode salvar vidas.
Ontem, porém, a quantidade de coletas foi praticamente duas vezes maior. Em comemoração alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro), a equipe do Hemonúcleo Regional de Paranavaí atendeu em horário diferenciado e realizou aproximadamente 80 coletas.
De acordo com a assistente social Maria Luciane Pequito Mendes Guilherme, o número de doações feitas na sexta-feira garantirá estoque de bolsas de sangue para as próximas semanas. Segundo ela, o final do ano é um dos períodos de maior demanda. Além de diminuir a frequência de voluntários, aumenta a necessidade de repor as bolsas de sangue nos hospitais.
O Hemonúcleo Regional de Paranavaí atende 28 municípios do Noroeste do Paraná. As bolsas de sangue são enviadas para as unidades hospitalares sempre que há pacientes acidentados ou submetidos a procedimentos cirúrgicos que requerem reposição sanguínea. Pessoas com doenças crônicas também precisam eventualmente.
QUEM PODE DOAR – Os voluntários precisam cumprir alguns requisitos para que possam fazer a doação de sangue. O primeiro diz respeito à idade, de 16 a 69 anos – no caso de menores de idade, exige-se o acompanhamento de pai, mãe ou responsável legal. É necessário pesar mais do que 55 quilos, estar em boas condições de saúde e ter se alimentado bem anteriormente.
Entre as restrições estão o uso de medicamento contínuo e o consumo de bebida alcoólica até 12 horas antes de fazer a doação de sangue. O voluntário também não pode fumar no período de duas horas anteriores à coleta.
Homens podem doar até quatro vezes por ano, mantendo intervalo de pelo menos três vezes entre cada coleta. Mulheres, somente três vezes anuais, a cada quatro meses.
SERVIÇO – O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, número 2.390, em frente à Santa Casa. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 horas às 14h30.