Ação em Paranavaí garante consultas gratuitas para diagnóstico do câncer de pele
O Noroeste do Paraná tem a maior incidência de pessoas com câncer de pele na comparação com outras regiões do estado. Enquanto a média é de 10%, por aqui chega a 14%.
O percentual elevado explica o grande movimento de pacientes no Centro Regional de Especialidades (CRE), em Paranavaí, na manhã deste sábado. Foi um dia dedicado a consultas médicas gratuitas, com atendimento exclusivo para pessoas com suspeita de câncer de pele.
A dermatologista Mônica Cohen explicou que a campanha de prevenção foi realizada em todo o Brasil. A ação foi promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
De acordo com Mônica, algumas características contribuem para o surgimento da doença, por exemplo, pele e olhos claros. A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco.
Qualquer alteração na pele pode indicar a existência da doença. “Se tem uma mancha de nascença que aumentou, mudou de cor ou de forma, se coça ou sangra, pode ser câncer”, exemplificou a dermatologista.
O cirurgião oncológico André Pelisson orientou a buscar auxílio de médicos da área sempre que perceber alguma mudança na saúde da pele. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores são as chances de cura. O câncer de pele, disse o médico, pode levar à morte.