Ação policial desvenda furto e tráfico
Dois homens, 18 e 22 anos, foram presos em Paranavaí acusados de furto. Também um adolescente, 17 anos, acabou detido na mesma ação, suspeito de tráfico de maconha.
Ele recebeu produtos do furto cometido momentos antes como pagamento da droga e tinha em seu poder uma quantidade de maconha para a venda. Novidade é que o menor não comprava o produto que revendia, mas mantinha a sua própria plantação.
Conforme os registros da Polícia Militar, na tarde de anteontem houve a denúncia de furto numa casa da Rua Izidoro Ferreira da Silva, Jardim Simone. A vítima contou que ladrões invadiram a casa e levaram alguns objetos. Quando chegou à residência, a vítima ainda viu os invasores pulando o muro.
Com essas informações, os policiais fizeram buscas, encontrando um dos suspeitos no Jardim Ipê. Ele negou o crime, mas foi reconhecido.
Então, as investigações levaram a equipe policial à casa do segundo suspeito. Ele não teve como negar, já que estava com alguns objetos levados da vítima.
A partir deste ponto o adolescente entra na história. O suspeito disse que parte dos objetos do furto tinha sido trocada por maconha e indicou o endereço do menor de 18 anos. O rapaz tentou fugir pulando o muro e se escondendo numa casa vizinha. No entanto, foi localizado e detido.
PLANTAÇÃO – Neste ponto a história fica ainda mais complicada. O morador da casa é um homem de 68 anos, que também tinha um pé de maconha no quintal, além de porções da droga guardadas na gaveta de uma pia, totalizando 22,3 gramas.
Já o adolescente tinha em casa dois pés de maconha plantados em um vaso, bem como 51 porções da droga prontas para a venda, totalizando 142,3 gramas. O rapaz confirmou que vendia o produto.
Ele tinha ainda algumas sementes da planta na casa e, durante a conversa com os policiais, outra surpresa: o jovem disse que cultiva maconha em um matagal. Ainda na sua lista de objetos suspeitos, uma balança de precisão, comum em locais de venda e distribuição de drogas. O rapaz também possuía uma arma de fogo, igualmente apreendida.
A SITUAÇÃO DE CADA UM – O saldo dessa jornada: os homens que arrombaram a casa no Jardim Simone e confessaram a troca dos objetos por maconha, foram autuados em flagrante por furto, como explica o delegado-adjunto da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, Gustavo Bianchi.
O adolescente vai responder por tráfico, na forma do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele acabou apreendido (termo usado na detenção de menores de 18 anos) e encaminhado para internamento no Cense – Centro de Socioeducação.
Já o homem de 68 anos, que tinha um pé de maconha em casa, vai responder a Tecip – Termo Circunstanciado de Infração Penal, previsto para delitos menos graves. O homem se declarou usuário de maconha e não há indícios de participação nas ações criminosas.