Ação realizou 62 testes rápidos de Aids

Balanço apresentado ontem aponta que durante a ação na manhã do último sábado foram feitos 62 testes rápidos em Paranavaí. Destes, todos deram negativo para HIV e Sífilis.
O trabalho desenvolvido pelo Sistema Integrado de Atendimento em Saúde (Sinas) foi na manhã de sábado, no pátio da Prefeitura, marcando o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
As informações são de Maria da Penha Francisco, técnica responsável pelas ISTs/Aids na 14ª Regional de Saúde.
Além desse trabalho desenvolvido pelo Sinas de Paranavaí, também a região se mobilizou na semana passada com uma série de ações visando alcançar o maior número de pessoas com o teste rápido e outras ações preventivas, dentre elas, a distribuição de preservativos.
Como lembra Maria da Penha, conhecer a sorologia é a melhor forma de barrar o avanço da Aids, isto porque a pessoa que conhece a sorologia pode ser acompanhada adequadamente, evitando ficar doente. Também deixa de transmitir, adotando cuidados de segurança.
Quem pretende conhecer a própria sorologia pode procurar o Sinas de segunda à sexta-feira, sempre das 7h30 às 11h30 e das 13 horas às 15h30.
O único requisito para maiores de 18 anos é levar um documento com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsáveis. O resultado sai em cerca de 30 minutos após a coleta de sangue. O sigilo é garantido pela legislação em vigor.